CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DE MEDIDAS PREVENTIVAS DO PÉ DIABÉTICO NOS PARTICIPANTES DE PROGRAMA DE CONTROLE DO DIABETES NO MUNICÍPIO DE GURUPI, TOCANTINS.

  • Dario Silva da Silva Júnior Centro Universitário Unirg.
  • Karla Souza da Costa Centro Universitário Unirg.
  • Marina Gonzaga Arantes Centro Universitário Unirg.
  • Arthur Araújo Moreira Centro Universitário Unirg.
  • Antônio Fagundes da Costa Júnior Centro Universitário Unirg; Universidade Federal do Tocantins-UFT
  • Juliana Lemos Schneid Centro Universitário Unirg.

Resumo

INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus(DM) é um importante agravo à saúde pública atual, podendo originar a neuropatia e a vasculopatiadiabética. A integridade dos pés pode ser comprometida, acarretando amputações, merecendo atenção da equipe de saúde. OBJETIVO: Identificar as práticas de cuidados que contribuam para a prevenção do pé diabético em pacientes com DM atendidos pelo Programa de Controle do Diabetes no município de Gurupi-TO, refletindo o grau de conhecimento. MÉTODO: Estudo observacional, descritivo com recorte transversal e análise quantitativa de dados desenvolvido em duas Unidades de Saúde em Gurupi – TO, aprovado pelo CEP. Para a coleta de dados foi utilizado formulário tipo inquérito CAP (Conhecimento, Atitudes e Práticas) adaptado. RESULTADOS: 49,1% (n=30) tinham mais de 60 anos, 72,1%(n= 44) eram do sexo feminino e 37,7%(n=23), casados; 36% (n=22) possuíam o ensino fundamental incompleto; 47,5% (n=29) com renda mensal de até 2 salários mínimos; 63,9% (n=39) tinham o diabetes a mais de 5 anos. Houve significância para uso de sapatos fechados entre homens em ambas as unidades de saúde (p=0,001) e, somente para a unidade da periferia, o hábito de secar os pés após o banho em diabéticos foi significativo (p=0,032). CONCLUSÃO: Os pacientes diabéticos com tempo de doença inferior a 60 meses realizam práticas preventivas acerca do autocuidado para com os pés, evidenciando certo conhecimento. Acredita-se que isto contribuirá para a minimização dos avanços da doença para o pé diabético. Têm-se indicadores que subsidiarão o monitoramento das ações do programa de controle do diabetes em escala local e regional.

Biografia do Autor

Dario Silva da Silva Júnior, Centro Universitário Unirg.
Acadêmico do Curso de Medicina do Centro Universitário Unirg.
Karla Souza da Costa, Centro Universitário Unirg.
Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Unirg.
Marina Gonzaga Arantes, Centro Universitário Unirg.
Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário Unirg.
Arthur Araújo Moreira, Centro Universitário Unirg.
Acadêmico do Curso de Medicina do Centro Universitário Unirg.
Antônio Fagundes da Costa Júnior, Centro Universitário Unirg; Universidade Federal do Tocantins-UFT
Cirurgião Vascular e Endovascular com Título de Especialista pelo Conselho Federal de Medicina; Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Tocantins-UFT; Professor da Universidade Federal do Tocantins-UFT; Professor Assistente I do Centro Universitário Unirg.
Juliana Lemos Schneid, Centro Universitário Unirg.
Enfermeira especialista em Saúde Coletiva e Educação em Saúde pela Universidade de Brasília-UnB; Professora Assistente I do Centro Universitário Unirg.
Publicado
2016-12-29
Como Citar
Silva Júnior, D. S. da, Costa, K. S. da, Arantes, M. G., Moreira, A. A., Costa Júnior, A. F. da, & Schneid, J. L. (2016). CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DE MEDIDAS PREVENTIVAS DO PÉ DIABÉTICO NOS PARTICIPANTES DE PROGRAMA DE CONTROLE DO DIABETES NO MUNICÍPIO DE GURUPI, TOCANTINS. REVISTA CEREUS, 8(3), 115 - 132. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1058
Seção
Artigos