CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PARA PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS

  • Tiago Carnevalle Romão Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins/ funcionário público
  • Tiago Barreto de Castro e Silva Universidade Federal do Tocantins/Professor
  • Danielle Rosa Evangelista Universidade Federal do Tocantins/Professora
  • Poliana Guerino Marson Universidade Federal do Tocantins/Professora
  • Leidiene Ferreira Santos Universidade Federal do Tocantins/Professora

Resumo

Objetivo analisar as evidências relacionadas aos critérios de avaliação da atenção em PVHA presentes na literatura científica. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, tendo a prática baseada em evidências como referencial teórico. Para a seleção dos estudos, foram aplicados descritores junto às bases de dados PUBMED, LILACS e Web of Science. 474 estudos obtidos pela consulta às bases de dados, após a leitura na íntegra, foi obtida uma amostra final de 12 artigos. Resultados: os estudo evidenciaram a assistência em PVHA focada no método convencional de terapia antirretroviral; disponibilidade de recursos humanos, equipamentos e de estrutura físisca, estratégia de aconselhamento e testagem, estratégia de prevenção da transmisão vertical do HIV, acesso e comunicação usuário-serviço de saúde. Conclusão: As evidências encontradas apontaram para critérios da avaliação presentes na dimensão organizacional e da disponibilidade de recursos a fim de garantir a sobrevida e o bem-estar das PVHA. Os critérios apresentaram adequada relevância quanto as boas práticas assistenciais, no entanto, há a necessidade de mais estudos que ampliem os parâmetros assistenciais às PVHA.

Biografia do Autor

Tiago Carnevalle Romão, Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins/ funcionário público
Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), especialista em análises clínicas e moleculares pela Academia de Ciências e Tecnologia. Graduado em Biomedicina pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro e licenciado em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano. Atualmente, trabalha no área de Biologia molecular do HIV e hepatites virais B e C do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins.
Tiago Barreto de Castro e Silva, Universidade Federal do Tocantins/Professor
Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Cuidado Pré-Natal pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Enfermagem pela UFC. Tem experiência profissional na prática clínica de Enfermagem em Saúde do Adulto e da Mulher. No campo da pesquisa, possui interesse no desenvolvimento de estudos científicos com foco no cuidado à mulher com câncer de mama e colo do útero, sob o referencial teórico-metodológico da Prática Baseada em Evidências
Danielle Rosa Evangelista, Universidade Federal do Tocantins/Professora
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007), especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Ceará (2012), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na disciplina Saúde Sexual e Ciclo Reprodutivo da Mulher.
Poliana Guerino Marson, Universidade Federal do Tocantins/Professora
Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins. Possui Doutorado em Biotecnologia (2015) pelo Programa de Pós-Graduação BIONORTE (Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal) UFT-TO. Graduada em Farmácia Bioquímica (2000) e mestre em Bioquímica (2004) ambos pela Universidade Federal do Paraná. Docente Permanente do PPG Mestrado em Saúde - UFT. Coordena e ministras as disciplinas de Farmacologia Básica e Patologia Clínica no curso de Medicina da UFT. Tem experiência na área Farmacêutica, com ênfase em Farmacologia, Bioquímica e Produtos Naturais.
Leidiene Ferreira Santos, Universidade Federal do Tocantins/Professora
Enfermeira, graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás FEN/UFG (2008). Especialista em Gestão de Programas de Saúde da Família pela Faculdade do Noroeste de Minas FINOM (2009). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem FEN/UFG. Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde da UFG. Avaliadora Institucional e de Curso do DAES/INEP/MEC. Membro do Núcleo de Estudos em Paradigmas Assistenciais e Qualidade de Vida (NEPAQ/ FEN/UFG). Professora Adjunto da Universidade Federal do Tocantins/Campus Palmas/Departamento de Enfermagem, na disciplina Saúde da Criança. Ênfase em Saúde da Criança e Sistematização da Assistência de Enfermagem.
Publicado
2017-08-31
Como Citar
Romão, T. C., de Castro e Silva, T. B., Evangelista, D. R., Marson, P. G., & Santos, L. F. (2017). CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PARA PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS. REVISTA CEREUS, 9(2), 108-125. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1552
Seção
Artigos