O PAPEL COGNITIVO DA MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Bruno Gomes Pereira Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por finalidade perpetrar uma revisão na leitura sobre o papel cognitivo da música no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, observando a importância deste método na formação da criança através do lúdico, e investigando de que forma a música contribui no desenvolvimento físico, mental e afetivo, evidenciando que a música auxilia no desenrolar das diversas atividades pedagógicas propostas para a Educação Infantil. Abordar-se uma pesquisa de cunho bibliográfico contextualizando teorias relacionadas ao tema: “Música” no contexto educacional.  A metodologia utilizada partiu de uma pesquisa bibliográfica, cuja fundamentação está embasada em teóricos renomados nesta área do conhecimento. Entende-se que uma educação democrática pautada na valorização do ser humano, requer esforços variados para criar e consolidar ações objetivando o desenvolvimento do ser humano.

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, Universidade Federal do Tocantins
Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela
Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde apresentou a monografia
"Produção Textual: Problemas de coerência e coesão a partir do uso
inadequado de operadores argumentativos e referenciais", situando seu
trabalho no campo da Linguística Textual (LT). Especialista em Linguística
Aplicada pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício de Aguiar Franco
(FAPAF), com o trabalho de conclusão "A relação indissociável entre língua
e cultura no documentário Língua: Vidas em Português". Mestre em Ensino
de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do
Tocantins (UFT), onde defendeu a dissertação "Professores em Formação
Inicial no Gênero Relatório de Estágio Supervisionado: Um estudo em
licenciaturas paraenses", pesquisa desenvolvida a respeito das práticas de
letramento de professores em formação inicial em diferentes licenciaturas
do Estado do Pará. Doutorando em Ensino de Língua e Literatura (Estudos
Linguísticos) também pela UFT. Membro do Conselho Científico da Revista
Ribanceira, periódico semestral do curso de Letras da UEPA. Autor do livro
"Autorrepresentações de Alunos-Mestre em Licenciaturas Paraenses: Um
Estudo Sistêmico-Funcional" (2014). Atuou como docente na UEPA, onde
ministrou disciplinas nos cursos de Letras, Pedagogia e Enfermagem. É
membro dos grupos de pesquisa: Letramento, estudos linguísticos, ensino
e formação de professores de Língua Portuguesa, na UEPA, coordenado
pelo Profº Dr. Samuel Pereira Campos; Linguística, Educação e Literatura
(LELIT), também na UEPA, coordenado pela Profª Drª Eliete de Jesus
Bararuá Solano; Sistêmica através das Línguas (SAL), na Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUC\SP), coordenado pela Profª Drª
Leila Bárbara; e Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados
(PLES), na UFT, coordenado pelo Profº Dr. Wagner Rodrigues Silva.
Atualmente é professor da UFT, onde ministra as disciplinas Estágio
Supervisionado: Língua Portuguesa e Literaturas I e II, nas Licenciaturas
em Letras, Leitura e Produção de Textos, na Licenciatura em Geografia e
Práticas de Produção de Textos no curso de Bacharelado em Zootecnia.
Publicado
2017-08-31
Como Citar
Pereira, B. G. (2017). O PAPEL COGNITIVO DA MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. REVISTA CEREUS, 9(2), 170-183. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1644
Seção
Artigos