O MODELO DE HÉLICE TRIPLA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO

Resumo

As relações entre universidades, empresas e governo estão mostrando que as universidades, além de suas clássicas atividades de ensino e pesquisa, estão incorporando uma terceira atividade: a atuação no desenvolvimento econômico local e regional, onde o financiamento público para a universidade está condicionado à sua contribuição direta para a economia. O trabalho tem como guia a discussão da hipótese de que as atividades de ensino, pesquisa e extensão ocorrem no ensino superior público e privado e podem ser explicadas pelo Modelo de Hélice Tripla, de formas diferentes. Dentro deste contexto, o presente trabalho buscou verificar, através de um estudo de caso em duas IES de São Carlos-SP, sendo uma pública e outra privada, como ocorrem as parcerias em Hélice Tripla. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso documental e exploratório, e a unidade de análise compreendeu documentos relativos a Programas de Extensão das duas Instituições de Ensino Superior (IES). Como resultado da pesquisa, foi possível identificar como se apresentam as parcerias em Hélice Tripla nas IES, partindo de características apresentadas no Modelo; verificar como as parcerias beneficiam os agentes representados pelas três pás; e verificar como a sociedade é atingida pelas atividades da academia (extensão). Conclui-se que a discussão dos resultados alcançados pode contribuir para a compreensão da problemática em torno dos estudos sobre a Metodologia de Hélice Tripla nas IES brasileiras.

Biografia do Autor

José Eduardo dos Reis, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Centro Universitário Central Paulista - UNICEP
Doutorando na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Possui Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Especialização em Sistemas de Informação (2006) e Graduação em Ciência da Computação (2001), ambos pelo Centro Universitário Central Paulista - UNICEP. Trabalha como Procurador Institucional e Professor Universitário no UNICEP.
Antonio Carlos Lopes Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Especialista em Matemática Universitária pela UNESP-RC (2008). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, Área Gestão Tecnológica, da UFSCar (2011). Profissionalmente, atuo na Secretaria de Planejamento da UFSCar, onde desenvolvo trabalho com coleta e análise de dados acadêmicos que geram indicadores gerenciais. Atuo, também, como tutor virtual do curso de graduação a distância de Engenharia Ambiental, nas disciplinas Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral, Séries e Equações Diferenciais, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica e Estágio Supervisionado, da UFSCar.
Leandro Innocentini Lopes de Faria, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2002, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSCar. Coordenador executivo do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar. Atuação em Ciência da Informação, Prospecção Tecnológica, Inteligência Competitiva, Bibliometria e Indicadores de C&T. Engenheiro de Materiais pela UFSCar (1994). Doutor em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e em Ciência da Informação e Comunicação pela Universite dAix-Marseille III (2001).
Roniberto Morato do Amaral, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Pesquisador do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar (NIT/Materiais). Doutor (2010) e Mestre (2006) em Engenharia de Produção e Bibliotecário (2003) pela UFSCar. Atuo na investigação da atividade de Inteligência Competitiva com base na abordagem das competências e sua aplicação à gestão tecnológica e inovação, por intermédio da elaboração e análise de indicadores de produção científica e tecnológica.
Publicado
2017-12-29
Como Citar
Reis, J. E. dos, Silva, A. C. L., Faria, L. I. L. de, & Amaral, R. M. do. (2017). O MODELO DE HÉLICE TRIPLA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO. REVISTA CEREUS, 9(3), 81-97. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1879
Seção
Artigos