COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA E APROPRIAÇÃO SOCIAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: APONTAMENTOS PARA UMA LEITURA CTS

  • Adriana Gonçalves Arruda Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) http://orcid.org/0000-0001-5779-6714
  • Juliana Cristina Santicioli dos Santos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Sueli Aparecida Zambon Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Cidoval Morais de Sousa Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar e compreender os quatro modelos existentes da comunicação pública, além de promover uma reflexão no que diz respeito à aproximação e fusão da Comunicação Pública da Ciência (CPC) com o Campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Também propõe questionamentos que buscam refletir qual dos possíveis modelos de comunicação pública já existentes se alinham aos pressupostos do Campo CTS por abarcarem uma noção mais democrática e acessível e que viabilizem a real apropriação social da ciência. Para fomentar estas reflexões, o método utilizado foi o de levantamento bibliográfico, com revisão de literaturas nacional e internacional na área. A publicação aponta que o modelo de déficit é atualmente predominante na divulgação científica do Brasil e que, portanto, a participação pública ainda é incipiente e os cidadão ainda não assumiram um papel protagonista no que diz respeito à apropriação social da ciência. Também resulta num quadro elucidativo sobre as diferenças e particularidades de dois principais modelos, sugerindo, por fim, que o modelo democrático de comunicação pública e um possível quinto modelo, de apropriação social da ciência, são os que mais se aproximam dos Estudos CTS e vão de encontro com uma comunicação pública da ciência mais democrática e participativa.

Biografia do Autor

Adriana Gonçalves Arruda, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar. E-mail: adrianaarruda@ufscar.br.
Juliana Cristina Santicioli dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Marketing pela Fundace - FEA – USP Ribeirão Preto. É consultora de marketing a frente da Juliana Santicioli Consultoria e Assessoria em Marketing, coordenadora de curso e professora universitária no Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) E-mail: j.santicioli@gmail.com.

Sueli Aparecida Zambon, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Gestão de Organizações Públicas pelo Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar e Especialista em Educação Infantil pelo Departamento de Educação da UFSCar. É chefe da Seção de Registro Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar. E-mail: fsueliaz@ufscar.br.
Cidoval Morais de Sousa, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Professor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). E-mail: cidoval@gmail.com.
Publicado
2017-12-29
Como Citar
Arruda, A. G., Santos, J. C. S. dos, Zambon, S. A., & Sousa, C. M. de. (2017). COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA E APROPRIAÇÃO SOCIAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: APONTAMENTOS PARA UMA LEITURA CTS. REVISTA CEREUS, 9(3), 66-80. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1881
Seção
Artigos