ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES PARA ANÁLISE DO PLANO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO NORDESTE BRASILEIRO (PCTI/NE)

  • Andreza Dantas Albuquerque Universidade Federal de São Carlos
  • Elis Regina Alves dos Santos Universidade Federal de São Carlos
  • Cidoval Morais de Sousa Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

A proposta deste paper é discutir, à luz dos pressupostos CTS, o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Brasileiro.  O Plano, solicitado ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, pelos Secretários Estaduais de C&TI e pelos presidentes das FAP´s, parte de pelo menos três constatações: a) a manutenção do processo de transformações em curso no Nordeste reserva um papel fundamental para a CT&I; b) o Nordeste avançou muito nos anos recentes, mas ainda acumula déficits acentuados em várias frentes (apresenta maior índice de desigualdade do País); e c) o deslanche da base técnico-científica força a incursão sobre segmentos de maior densidade tecnológica e promove maior intercâmbio com competências existentes em outras regiões do País. Busca-se, neste trabalho, uma análise do PCTI/NE, com foco nas seguintes questões: a concepção de CT&I expressa (ou nas entrelinhas) do documento; a relação CT&I – Desenvolvimento Regional; a natureza das políticas propostas, seu alcance e diálogo com as demandas críticas para o desenvolvimento da região; e, ainda, como as ações de CT&I propostas interagem com as demais estratégias de desenvolvimento para a região. Compreende-se que o Plano representa uma contribuição importante para o avanço da articulação federativa e o desenvolvimento de projetos, programas e demais iniciativas de CT&I no Nordeste, em consonância com as definições da Estratégia Nacional de CT&I. Entretanto, só ganhará sentido prático na medida em que encontre expressão concreta na política de CT&I dos Estados da região e do País. 

Biografia do Autor

Andreza Dantas Albuquerque, Universidade Federal de São Carlos
Possui graduação em comunicação social pela Universidade Estadual da Paraíba (2009), mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UEPB). Iniciou em 2016 o doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade na UFSCar, linha Dimensões Socias da Ciência e Tecnologia. 
Elis Regina Alves dos Santos, Universidade Federal de São Carlos
Doutora em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo PPGCTS/UFSCAR
Cidoval Morais de Sousa, Universidade Estadual da Paraíba
Doutor em Geociências pela UNICAMP, professor da Universidade Estadual da Paraíba e professor colaborador do PPGCTS/UFSCAR.
Publicado
2017-12-29
Como Citar
Albuquerque, A. D., Santos, E. R. A. dos, & de Sousa, C. M. (2017). ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES PARA ANÁLISE DO PLANO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO NORDESTE BRASILEIRO (PCTI/NE). REVISTA CEREUS, 9(3), 21-34. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1899
Seção
Artigos