Simulação Numérica de Trocador de Calor Solo-Ar Constituído por Formas Geométricas Complexas

  • Michel Kepes Rodrigues Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Bruna Rodrigues Nunes Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Luiz Alberto Oliveira Rocha Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Elizaldo Domingues Dos Santos Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Liércio André Isoldi Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Resumo

O Trocador de Calor Solo-Ar (TCSA) é aplicado para promover uma melhoria da condição térmica no interior de edificações. O objetivo deste estudo é avaliar a influência da forma geométrica da instalação do TCSA em seu desempenho através de parâmetros construtivos e operacionais. Para isso, 5 instalações de TCSA são analisadas empregando a simulação numérica e métodos analíticos. Os resultados mostram que a presente técnica permite uma análise multiobjetivos, levando em consideração as restrições físicas e geométricas do sistema e fornecendo uma contribuição prática, ao levar em consideração aspectos de design e operacionais do TCSA, e uma contribuição teórica na modelagem de turbulência.

Biografia do Autor

Michel Kepes Rodrigues, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Bruna Rodrigues Nunes, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Mestre no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Luiz Alberto Oliveira Rocha, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Ph.D., professor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Elizaldo Domingues Dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Doutor, professor Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica (PPGEO) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Liércio André Isoldi, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Doutor, professor Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica (PPGEO) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Publicado
2018-08-04
Como Citar
Rodrigues, M. K., Nunes, B. R., Rocha, L. A. O., Dos Santos, E. D., & Isoldi, L. A. (2018). Simulação Numérica de Trocador de Calor Solo-Ar Constituído por Formas Geométricas Complexas. REVISTA CEREUS, 10(2). Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2235