Accountability: uma revisão sistemática da produção do EnANPAD e EnAPG

  • Nathanni Marrelli Matos Mauricio Universidade Federal do Tocantins
  • Tatyane Alves das Neves Mendes Rodrigues
  • Suzana Gilioli da Costa Nunes

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a contribuição do EnANPAD e do EnAPG para a produção de conhecimento sobre a accountability. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática nos anais desses eventos referentes ao período de 1997 a 2016, com a análise de 50 artigos. Percebeu-se que há uma manutenção do número de trabalhos sobre a temática; que 69 autores são responsáveis pelos 50 artigos analisados; 14 autores participaram da elaboração de mais de um trabalho; sendo que os portais governamentais e os Tribunais de Contas foram os objetos mais estudados; o termo “controle” foi o elemento mais citado nos conceitos de accountability, seguido dos termos “Prestação de Contas”, “Transparência” e “Responsabilidade”; e com relação às dimensões (tipologias) de accountability constatou-se que a mais citada foi a “accountability vertical” e a “accountability horizontal” de O’Donnell (1998).

Biografia do Autor

Nathanni Marrelli Matos Mauricio, Universidade Federal do Tocantins

Aluna do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas - GESPOL UFT, Especialista em Gestão Pública (FAEL), Graduada em Administração (UFT). Administradora da Universidade Federal do Tocantins. Interesse nas áreas de: políticas públicas; assistência estudantil; gestão de pessoas; planejamento.

Tatyane Alves das Neves Mendes Rodrigues

Aluna do Mestrado Profissional de Administração Pública – Profiap UFT. Especialização em Docência do Ensino Superior pela FACULDADE ITOP / CENTRO AVANCADO DE ENSINO ITOP, Brasil(2009), Técnico-Administrativo de Nível Superior da Fundação Universidade Federal do Tocantins , Brasil

Suzana Gilioli da Costa Nunes

Pós doutora pela UNESP, com pesquisa ligada à Transparência Pública, doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. Fez especializações em Administração Financeira e Docência do Ensino Superior. Possui graduação em Administração pela PUC de Goiás (1998) . Atualmente é professor adjunto do curso de Administração da Universidade Federal do Tocantins e coordenador do curso de Administração Pública UAB/UFT. Docente dos mestrados em Gestão de Políticas Públicas e Administração Pública/ PROFIAP. Além disso, atua como professora de pós-graduação Lato Sensu na área de Gestão, em especial nas disciplinas de Gestão da Qualidade Total e Gestão do Conhecimento.Participa de projetos da CAPES, como Parfor, Pronatec e E-TEC. Orienta projetos de pesquisa, PIBIC-CNPQ na área de Gestão. Avaliadora de trabalhos em congressos na área de Gestão.

Publicado
2019-04-06
Como Citar
Marrelli Matos Mauricio, N., Alves das Neves Mendes Rodrigues, T., & Gilioli da Costa Nunes, S. (2019). Accountability: uma revisão sistemática da produção do EnANPAD e EnAPG. REVISTA CEREUS, 11(1), 96-116. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2430
Seção
Artigos