CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUL DO TOCANTINS

Resumo

Introdução: Nota-se atualmente que há um aumento gradativo no consumo do álcool no mundo todo, sendo este um dos problemas de saúde pública. Quando se fala ao consumo voltado ao público de estudantes universitários, nota-se que devido o álcool ser considerado com uma droga psicotrópica, este é incentivado pela sociedade. Objetivo: Investigar o consumo de álcool em estudantes de uma Universidade Pública da região sul do Tocantins. Material e métodos: Trata-se de pesquisa quantitativa descritiva, na qual foi aplicado questionário para identificação de comportamento de risco no trânsito em 358 acadêmicos dos quatorze cursos oferecidos por uma Universidade Pública da região sul do Tocantins. Resultados e Discussão: Dos entrevistados, 54% são mulheres e 46% homens, a faixa etária dos mesmos variou 16 e 31 anos; a maioria tem acesso à bebida alcoólica em festas (29%) e a minoria e a minoria (4%) em outros lugares (fazenda, casa de amigos, qualquer local, churrasco, faculdade); sobre o motivo do consumo 26% dos respondeu que o fazem por lazer, socialização, e questões afetivas enquanto 3% afirmou o fato de morar longe da família. Considerações finais: O estudo possibilitou identificar o consumo, os motivos do mesmo, o perfil dos entrevistados, bem como evidenciar que o fator ambiental e social que a Universidade proporciona ao jovem pode o levar a este comportamento.

 

Palavras-chave: Consumo; Álcool; Estudantes universitários.

Biografia do Autor

Jeann Bruno Ferreira da Silva, Universidade de Gurupi - UnirG

Psicólogo. Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins. Docente nos cursos de Psicologia, Medicina e Educação Física da Universidade de Gurupi.

Vinícius Lopes Marinho, Universidade de Gurupi - UnirG

Psicólogo. Doutorando em Ensino pela UNIVATES. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins. Docente nos cursos de Psicologia e Odontologia da Universidade de Gurupi.

Kennya Santos Teixeira, Universidade de Gurupi
Psicóloga. Docente no curso de Psicologia da Universidade de Gurupi.
Rebeca Resende Rosário, Universidade de Gurupi - UnirG
Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade de Gurupi.
Aline Ribeiro Dias, Universidade de Gurupi - UnirG
Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade de Gurupi
Publicado
2019-12-20
Como Citar
Ferreira da Silva, J. B., Lopes Marinho, V., Santos Teixeira, K., Resende Rosário, R., & Ribeiro Dias, A. (2019). CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUL DO TOCANTINS. REVISTA CEREUS, 11(4), 2-10. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2635
Seção
Artigos