Avaliação da eficiência do atendimento ambulatorial em uma unidade pediátrica em Itabuna-BA a partir do estudo da Teoria das Filas e simulação

  • Jessika Kauanny de Souza Eurico Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Sara Meira Moutta Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Alex Vinicius Souza Araujo Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Francisco Bruno Souza Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

Filas geralmente são formadas em diversos tipos de serviço. No entanto, quando se trata do setor de saúde, estas esperas podem causar danos e prejuízos que excedem o valor financeiro. Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência do atendimento em uma unidade pediátrica com atendimento ambulatorial, na cidade de Itabuna, a partir da observação do sistema de atendimento e análise dos dados coletados. Foi utilizado o Simul8 para validar o modelo e identificar como os dados se comportam. Foi verificado que para os intervalos de chegada de usuários e os tempos de atendimento ajustam-se ao tipo de distribuição comum para esse estudo. O modelo é Não Markoviano, pois a distribuição dos intervalos de chegadas é Beta e para o atendimento é uma distribuição Erlang. Além disso, devido o fator de utilização ser maior que 1, notou-se que o sistema é instável, com formação de fila tendendo ao infinito. Por se tratar do atendimento ambulatorial, foram sugeridas algumas propostas de melhoria para o atendimento pediátrico como a distribuição de senhas, instalação de painel informativo e análise para contratação de mais um pediatra, de modo a aumentar o nível de serviço no atendimento e redução da fila.

Publicado
2019-04-06
Como Citar
de Souza Eurico, J. K., Meira Moutta, S., Souza Araujo, A. V., & Souza Oliveira, F. B. (2019). Avaliação da eficiência do atendimento ambulatorial em uma unidade pediátrica em Itabuna-BA a partir do estudo da Teoria das Filas e simulação. REVISTA CEREUS, 11(1), 150-160. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2690
Seção
Artigos