Sistemas complexos e Ciências das redes: redes semânticas baseadas em abstracts e keywords do Ensino de Física Nacional

  • Jefferson Oliveira do Nascimento Programa de Modelagem Computacional - CIMATEC, Salvador/BA http://orcid.org/0000-0002-9323-8485
  • Hernane Borges de Barros Pereira Programa de Modelagem Computacional - CIMATEC, Salvador/BA; Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
  • Marcelo do Vale Cunha Programa de Modelagem Computacional - CIMATEC, Salvador/BA; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA.
  • Marcelo Albano Moret Programa de Modelagem Computacional - CIMATEC, Salvador/BA; Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Resumo

Ao ser elaborada uma obra científica, faz-se necessário a construção e apresentação de seu abstract (resumo) e da escolha de keywords (palavras-chave), que correspondem a sínteses sucintas do trabalho escrito, expondo de forma direta as nuances apresentadas no corpo do texto (abstract) e por palavras centrais do assunto abordado (keywords). Como possibilidades de buscas de resultados das interações semânticas em produções científicas, a fim de que possamos estudar as propriedades emergentes resultantes destas interações, podemos realizar análises utilizando os seus respectivos abstracts e keywords. Diante da diversidade de técnicas científicas para o estudo de possíveis padrões que possam ocorrer nos abstracts e keywords, utilizamos a Teoria dos Grafos, Teoria e Ciências das Redes, por meio de redes semânticas. Este artigo tem como objetivo apresentar o método de construção de um modelo computacional baseado em abstracts e keywords de dissertações e teses do Ensino de Física nacional, calcular os índices estatísticos das redes complexas e as medidas de centralidade de grau e de intermediação pertencentes às redes sociais. Verificar a topologia das redes semânticas e as implicações fornecidas pelo modelo computacional para o contexto principal da fonte de dados à área de conhecimento investigada. Verificamos que as redes apresentam o fenômeno Small-World e, pelas leis de potências encontradas, sugerem ser também Scale Free.

Biografia do Autor

Jefferson Oliveira do Nascimento, Programa de Modelagem Computacional - CIMATEC, Salvador/BA

Doutorando em Modelagem Computacional e Tecnologia Industria no CIMATEC, em Salvador/BA. Mestre em Ciências Exatas (PPGECE/Rio Grande do Sul), onde desenvolveu pesquisas em Física (Modelagem Computacional, Simulação Computacional e Psicologia Cognitiva). Pós-graduado em Ensino de Física, pela Universidade Federal do Pará (2006) e também em Desenvolvimento de Sistemas Utilizando Software Livre, pela Universidade da Amazônia. É graduado em Licenciatura Plena em Física, pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é pesquisador na área de Sistemas Complexos, Teoria dos Grafos e Teoria de Redes.

 
Hernane Borges de Barros Pereira, Programa de Modelagem Computacional - CIMATEC, Salvador/BA; Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
Hernane Borges de Barros Pereira concluiu o doutorado em Engenharia Multimídia pela Universitat Politècnica de Catalunya em 2002. Atualmente é Professor Pleno do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia e Professor Associado do SENAI ClMATEC. É docente do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. É consultor ad-hoc do Ministério da Educação. Dentro do âmbito da ciência e tecnologia da informação e inovação, trabalha com temas como: redes sociais e complexas, difusão do conhecimento, engenharia de software, interação homem-computador, etc. usando técnicas de modelagem computacional. 
Marcelo do Vale Cunha, Programa de Modelagem Computacional - CIMATEC, Salvador/BA; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA.
Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia (2009). Mestre em Modelagem computacional e tecnologia industrial, Senai / BA (2013). Doutorando em Modelagem computacional e tecnologia industrial, Senai ? BA, desde 2015. Atualmente, é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia ? IFBA desde 2010. Tem experiência na área de Sistemas Complexos, com ênfase em modelos computacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Instrumentação em Física, Redes Sociais e Complexas, Redes Semânticas; Grafos Variáveis no Tempo; Entropia em Redes Complexas, Estudo Computacional do Movimento e Fractais.
Marcelo Albano Moret, Programa de Modelagem Computacional - CIMATEC, Salvador/BA; Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado - SENAI - Departamento Regional da Bahia, professor titular da Universidade do Estado da Bahia e membro do comitê multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: computação, protein folding, auto-similaridade, estatística de tsallis e generalized simulated annealing.

 

Publicado
2019-04-06
Como Citar
Nascimento, J. O. do, Pereira, H. B. de B., Cunha, M. do V., & Moret, M. A. (2019). Sistemas complexos e Ciências das redes: redes semânticas baseadas em abstracts e keywords do Ensino de Física Nacional. REVISTA CEREUS, 11(1), 161-183. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2695
Seção
Artigos