PERFIL DE TABAGISTAS DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DE UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Resumo

Objetivou-se identificar o perfil dos tabagistas adultos e usuários de uma estratégia saúde da família do Sul do Pará. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa, descritiva e analítica, a amostra compreendeu a população adulta de 20 a 59 anos, foi constituída por 22 tabagistas, (n=12; 55%) eram do sexo feminino, (n=10; 45%) sexo masculino, (82%) cor parda, (77%) estado civil solteiro, (68%) desempregado e (82%) com baixo grau de escolaridade, 86% dos participantes faziam consumo do cigarro associado ao álcool, e o grau de dependência a nicotina elevado (36%). O conhecimento do perfil dos tabagistas, possibilita a equipe da unidade de saúde melhorar as estratégias antitabágicas e a adesão dos fumantes ao programa de abordagem cognitiva e comportamental e o tratamento medicamentoso, pois apesar das 12 Estratégias Saúde da Família existentes no município apenas a referida unidade estudada desenvolve o programa, no entanto com taxa de adesão.

Biografia do Autor

Priscilla Rodrigues Caminha Carneiro, Universidade Estadual do Pará - UEPA/Docente do Curso de Enfermagem
Professora Auxiliar da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Coordenadora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará - UEPA, cadastrada no Diretório do Grupo de Pesquisa do CNPq - Estudos Formação de Professores e Teoria Crítica. Especialista em Saúde Pública com ênfase na família pelo Instituto Tocantinense de Pós-Graduação ? ITOP - Palmas - TO (2012) e Enfermagem do Trabalho pelo Instituto Educacional Santa Catarina ? IESC - Guaraí - TO (2013), Graduada em Enfermagem pela Faculdade Guaraí - FAG (2011) - Bolsista Prouni. Atuou como enfermeira efetiva no Centro de Saúde Dr. Pedro Zanina de Fortaleza do Tabocão - TO, como Coordenadora da Imunização e Enfermeira Coordenadora da ESF Setor Norte I em Conceição do Araguaia - PA. Atualmente atua como coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest - Araguaia. Membra da Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço (CIES) da 12º Regional de Saúde - Região Araguaia, Coordenadora Adjunta do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade do Estado do Pará - UEPA Campus VII, Membro do Conselho Municipal de Saúde de Conceição do Araguaia e Membro da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, articuladora municipal do Selo UNICEF edição 2017-2020. Coordenadora do Simpósio de Saúde da Região Araguaia ? SISARA, desde 2015 até o momento. Teve projeto de extensão do Campus Avançado UEPA aprovado em 1º Lugar em 2018. Ganhadora, em 2016, 1º Lugar do Prêmio Marina de Andrade Rezende da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) ? 68º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn).
Adriana Paiva Camargo Saraiva, Universidade Estadual do Pará - UEPA/Docente do Curso de Enfermagem
Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Professora efetiva da Universidade do Estado Pará (UEPA). Tem experiência como docente nas áreas de fisiologia humana, epidemiologia, nutrição e microbiologia; e como pesquisadora em Prática Baseada em Evidências e revisões sistemáticas.
Deliane de Lucia Pereira Silva, Universidade Estadual do Pará - UEPA/Egressa do Curso de Enfermagem
Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará, Brasil(2019)
Terezinha Corrêa Cunha, Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará, Brasil(2019)
Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará, Brasil(2019)
Publicado
2019-11-13
Como Citar
Caminha Carneiro, P. R., Camargo Saraiva, A. P., Pereira Silva, D. de L., & Cunha, T. C. (2019). PERFIL DE TABAGISTAS DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DE UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. REVISTA CEREUS, 11(3), 98-111. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2696
Seção
Artigos