A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA JAVAÉ: UM DIÁLOGO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O ETNODESENVOLVIMENTO

  • Maria Leci de Bessa Mattos
  • Elvira Aparecida Simões de Araujo

Resumo

A pretensão nuclear desta pesquisa é o estudo da educação escolar indígena dos Javaé habitantes da Ilha do Bananal, no estado do Tocantins. Como foco está a educação escolar à luz do diálogo com as políticas públicas educacionais, com o desejo de discutir como essas políticas estão sendo aplicadas e como vem contribuindo para o etnodesenvolvimento local. O estudo, delimitado em seis escolas indígenas da etnia Javaé, teve caráter teórico-documental, com pesquisa descritiva e abordagem qualitativa. A interpretação dos documentos e dos textos teóricos possibilitou estabelecer uma relação com os princípios do etnodesenvolvimento proposto por Stavenhagen e compreender a história dos Javaé, seu processo de recuperação demográfica, os acontecimentos que estão modificando seus valores, sua cultura e, principalmente, a maneira organizacional nos aspectos sociais e econômicos. Permitiu compreender, também, e sobretudo, a conquista em relação à educação escolar indígena, trazendo em seu bojo os avanços, as fragilidades e os desafios que precisam ser superados para alcançar a melhor qualidade do ensino. O estudo contribuiu para conhecer os programas educacionais implantados nas escolas indígenas dos Javaé e discutir as políticas públicas dessa área, à luz da teoria do etnodesenvolvimento para as comunidades locais.

Palavras-chave: Educação indígena. Etnodesenvolvimento. Políticas Públicas.

Publicado
2012-12-18
Como Citar
Mattos, M. L. de B., & Araujo, E. A. S. de. (2012). A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA JAVAÉ: UM DIÁLOGO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O ETNODESENVOLVIMENTO. REVISTA CEREUS, 4(3), 03-23. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/376
Seção
Artigos