Estilo de Vida e Risco Cardiovascular em Servidores de uma Universidade

Resumo

Introdução: As doenças cardiovasculares são a principal causa de morbimortalidade mundialmente, sendo o estilo de vida um dos principais fatores para seu desenvolvimento. Objetivo: Analisar o perfil do estilo de vida de servidores de uma universidade pública e relacionar com o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Método: Estudo transversal realizado com 31 servidores de uma universidade pública do interior do Maranhão. Foi utilizado um instrumento para avaliação sociodemográfica e um instrumento validado para a avaliação do estilo de vida individual. Realizou-se análise descritiva dos dados por meio do Microsoft Excel (versão 2011). A pesquisa atendeu aos aspectos éticos obtendo parecer positivo de um Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados: Os participantes foram caracterizados em maior parte ao sexo feminino (74%), com faixa etária de 35 anos e renda familiar de três salários mínimos (45,1%). Evidenciou-se que poucos possuem alimentação saudável (48,38%) e realizam atividade física (35%). Um dado positivo foi que os participantes procuram controlar a pressão arterial e o colesterol (55%). No controle do stress apenas 42% reservam 5 minutos para relaxar. Conclusão: Nota-se a presença de fatores de risco para doenças cardiovasculares no estilo de vida dos participantes, sendo necessária uma intervenção para prevenção de riscos.

Biografia do Autor

Aline de Carvalho Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão.

Natália Cristiane Silva Pereira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão.

Bianca Barroso de Sousa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão.

Karlla Eduarda de Oliveira Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão.

Antonio Werbert Silva da Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Professor substitito do curso de Enfermagem do Centro de Estudos Superiores de Colinas da Universidade Estadual do Maranhão.

Publicado
2022-12-20
Como Citar
Silva, A. de C., Pereira, N. C. S., Sousa, B. B. de, Silva, K. E. de O., & Costa, A. W. S. da. (2022). Estilo de Vida e Risco Cardiovascular em Servidores de uma Universidade. REVISTA CEREUS, 14(4), 68-80. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3918
Seção
Artigos