Pré Natal Psicológico e a Atuação do Psicólogo no Período Gestacional

Resumo

O modelo de assistência a gestante durante o pré-natal tem tido cada vez mais influencias das práticas humanizadas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), essas mudanças trazem consigo a necessidade do olhar para a saúde emocional da gestante visando o acompanhamento psicológica junto ao modelo já existente de pré-natal, o que pode ser nomeado de Pré-Natal Psicológico. O estudo buscou compreender como o Pré-Natal Psicológico pode auxiliar as gestantes e como a atuação do psicólogo pode contribuir para a saúde mental materna durante o ciclo gravídico. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura, baseada na busca de artigos científicos na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), SciELO e manuais técnicos do Ministério da Saúde que versam sobre o tema. Resultando na demonstração do papel do psicólogo no processo gestacional, visando o bem estar biopsicossocial da gestante e do bebê.

Biografia do Autor

Daniela Ponciano Oliveira, Universidade Federal do Pará

Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará - UFPA (2021). Especialização em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá - FACIMAB (2020). Psicóloga (CRP-23/001916), graduada pela Universidade de Gurupi - UnirG (2020). Participa do Grupo de Pesquisa: Constituição psíquica e (des)articulações com o desenvolvimento infantil. Voluntária no projeto Clínica psicológica virtual da UFPA. Tem interesse nos seguintes temas: saúde mental, prevenção e promoção de saúde, desenvolvimento emocional e constituição do sujeito, luto, psicossomática e Psicanálise.

Aline Reis dos Santos, Universidade de Gurupi

Psicóloga, graduada pela Universidade de Gurupi.

Publicado
2022-12-20
Como Citar
Oliveira, D. P., Reis dos Santos, A., & Tallita Laren Guarina da Silva. (2022). Pré Natal Psicológico e a Atuação do Psicólogo no Período Gestacional. REVISTA CEREUS, 14(4), 94-108. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3922
Seção
Artigos