Análise dos fatores associados para a internação hospitalar de vítimas de COVID-19 Relacionado ao Trabalho

Resumo

Objetivo: Reconhecer as características relacionadas às internações por infecção por COVID-19 adquiridas no ambiente ou no processo de trabalho, como: ocupação, faixa etária e sexo e verificar se elas têm relação com a internação hospitalar. Método: foram analisados dados dos casos notificados no ano de 2020 da população internada por COVID-19 Relacionado ao Trabalho, obtidos a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação SINAN e tabulados por meio do Tabwin. Resultados: Observa-se a predominância do sexo feminino (64,7%) sobre o masculino (35,3%). Ademais, a idade avançada se estabelece como fator preponderante, especialmente a faixa etária de 40-49 anos (70,58%), colocando em evidência os casos na 5ª década de vida.  Dentre as ocupações, as que mais demandaram à internação hospitalar foram: Técnico de Enfermagem (23,52%), Farmacêutico (11,76%), Enfermeiro (11,76%) e Técnico em Radiologia e Imagenologia (11,76%).   Conclusão:  A análise de dados demonstra uma definição de um grupo de maior vulnerabilidade para internação por COVID-19, representado por profissionais do sexo feminino, na faixa etária de 40-49 anos, técnicas de enfermagem.

Biografia do Autor

Gabriel Freitas Duarte, Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos - ITPAC PALMAS

Graduando em medicina.

Hysslley Alves Mota, Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos - ITPAC PALMAS

Graduando em medicina.

Luis Guilherme Sena Guedes de Souza, Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos - ITPAC PALMAS

Graduando em medicina.

Paulo Ramalho Junior, Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos - ITPAC PALMAS

Graduando em medicina.

Tiago Veloso Neves, Secretaria Municipal de Saúde

Tiago Veloso Neves

Fisioterapeuta do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Municipal de Palmas, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.

Docente no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC - Palmas)

Publicado
2022-12-20
Como Citar
Duarte, G. F., Mota, H. A., Souza, L. G. S. G. de, Ramalho Junior, P., & Neves, T. V. (2022). Análise dos fatores associados para a internação hospitalar de vítimas de COVID-19 Relacionado ao Trabalho. REVISTA CEREUS, 14(4), 120-128. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3926
Seção
Artigos