O conhecimento dos enfermeiros em relação as medidas de proteção radiológica

Resumo

A radioproteção, corresponde a prevenção de danos associados a elevada exposição, absorção e acúmulo de cargas advindas da radiação. Nos hospitais, os profissionais de enfermagem participam de muitos procedimentos radiológicos, e acabam sendo expostos as radiações podendo ocasionar em doenças futuras. Logo, a pesquisa teve como objetivo identificar o conhecimento dos enfermeiros, atuantes em um hospital ao sul do estado do Tocantins, em relação as medidas de proteção radiológica. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem quanti-qualitativa, desenvolvida com enfermeiros que atuam nos setores do Pronto Socorro Adulto, Unidade de Terapia Intensiva e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais. Os enfermeiros possuíam certo conhecimento em relação as medidas de proteção radiológica e quanto aos tipos de radiações existentes, entretanto, boa parte dos profissionais não faziam uso correto dos Equipamentos de Proteção Individuais e Coletivos, dando como justificativas o fato de não terem contato com o Raio-X, por não serem disponibilizados equipamentos de proteção pelo hospital, e quando havia nos setores, os mesmos não eram suficientes para a equipe. Assim, é preciso haver uma disciplina no curso de graduação em Enfermagem voltada a área, afinal, para o atendimento radiológico, cabe ao enfermeiro prestar assistência antes, durante e após o exame diagnóstico.

Biografia do Autor

Diana Moreira Rodrigues, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduanda do curso de Enfermagem, pela Universidade de Gurupi (UnirG).

Nicoly Aguiar, Universidade de Gurupi (UNIRG)

Enfermeira, pela Pontífica Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mestre em Ciências Ambientais e Saúde, pela PUC-GO. Docente do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Gurupi (UnirG).

Halline Cardoso Jurema, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)

Enfermeira. Especialista em Formação de Professores para o Ensino de Metodologia de Pesquisa Científica. Docente do Centro Universitário UNIPLAN – Polo Gurupi-TO.

Publicado
2022-12-20
Como Citar
Moreira Rodrigues, D., Aguiar, N., & Cardoso Jurema, H. (2022). O conhecimento dos enfermeiros em relação as medidas de proteção radiológica. REVISTA CEREUS, 14(4), 211-223. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3964
Seção
Artigos