Otimização da extração de lipídios da planta aquática Salvinia molesta D. S. Mitchell (Salviniaceae) com solventes alternativos

Resumo

Salvinia molesta D. S. Mitchell (Salviniaceae) é uma planta aquática invasora que causa problemas ambientais e econômicos, mas seu rápido crescimento em meio eutrofizado pode ser utilizado para o aproveitamento biotecnológico desta biomassa. Assim, o objetivo deste trabalho foi determinar a melhor técnica de extração de lipídios de S. molesta, testando os solventes hexano:metanol (2:1 v/v), etanol:água (10% v/v) e etanol:água (4 % v/v), em associação com técnicas auxiliares: ultrassom com e sem esferas de vidro e uso de preparação magnética a 17 e 34 ºC. Os melhores rendimentos obtidos foram os que utilizaram hexano:metanol 2:1 com auxílio de ultrassom (8,30 ± 0,05%). A mistura de etanol:água 10% com agitação magnética a 34°C também se mostrou potencial, pois utiliza solventes menos tóxicos e apresenta um rendimento de 6,90 ± 0,21%.

Biografia do Autor

João Paulo Aquino-Correia, Bachelor Environmental and Sanitary Engineering (UEMS)

Engenheiro Ambiental

Leila Cristina Konradt-Moraes, PhD in Chemical Engineering, Environmental Engineering Professor (UEMS)

Graduação em Engenharia Química, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento de Processos na sub-área de Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desde a graduação desenvolvendo pesquisas, atuou na pós-graduação avaliando a eficiência dos coagulantes naturais e processos de filtração com membranas. Possui experiência em desenvolvimento de projetos de pesquisa, alguns deles financiados pela Capes e CNPq, principalmente nos seguintes temas: água potável, coagulantes naturais, tratamento de efluentes, filtração com membranas, coagulação/floculação, microalgas, biocombustíveis e biodiesel. Tendo ainda como experiências profissionais a docência no Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e o trabalhando no Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas da Embrapa Agropecuária Oeste - Dourados - MS. Atualmente, é professor adjunto pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), campus sede, Dourados, ministrando aulas para os cursos de Química Industrial e Engenharia Ambiental e coordenadora Adjunta do curso de Engenharia Ambiental

Thiago Luis Aguayo de Castro, Bachelor of Industrial Chemistry, Postgraduate Program in Natural Resources (UEMS)

Técnico em Química pelo SENAI-SC, bacharel em Química Industrial pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestrando em Recursos Naturais pela UEMS. Com experiência na área de estudo de plantas nativas e biocombustíveis. Já trabalhou com espécies dos generos Campomanesia, Caseria e Ocimum. Atualmente trabalha estudando a espécie Campomanesia guazumifolia (Cambess.) O.Berg.

Aricely Aparecida Silva-Leite, Bachelor Environmental and Sanitary Engineering (UEMS)

Engenheira Ambiental

Bianca Ferreira Duarte, Master in Natural Resources, Postgraduate Program in Natural Resources (UEMS)

Doutoranda em Recursos Naturais e mestra em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), especialista em análises cromatográficas aplicadas em produtos naturais e insetos sociais. Graduada em Química, Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Durante sua graduação, atuou por um ano no programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID e por três anos realizou trabalhos de Iniciação Tecnológica no Laboratório de Catálise Orgânica e Biocatálise-LACOB/UFGD, como bolsista do CNPq.

Carmem Cícera Maria Silva, PhD in Environmental Science and Technology, Postgraduate Program in Chemistry (UFES)

Graduada em Bacharelado Em Química Com Atribuições Tecnológica pela Universidade Federal do Piauí (2003), mestrado em Química pela Universidade Federal do Piauí (2006), doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (2019) e estágio de pós doutoramento em andamento na UFES (2020) Tenho experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgância (Pesquisas da Graduação, Mestrado e parte do doutorado) e Físico-Química (parte do mestrado e doutorado), atuando principalmente nos seguintes temas: biodiesel, Cenostigma macrophyllum, segurança, meio ambiente e saúde, ferramentas da qualidade, inspetor da qualidade e enfrentamento a Covid 19. Atuei no período de 2005 a 2015 no gerenciamento de processos industrias como Biodiesel, Refino de Óleos, Curtumes e Mineração. Ministrei disciplinas como professora voluntária na UFES para o curso de Farmácia pelo Departamento de Química. Atualmente faço parte de vários projetos de enfrentamento a Covid -19.

Marina Rodrigues-Maestre, Doctor of Science, Computer Science Professor (UEMS)

Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Ciências (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Estatística Geral, Amostragem, Probabilidade, Estatística Experimental, Modelos Mistos, Multivariada e Geoestatística.

Publicado
2022-12-20
Como Citar
Aquino-Correia, J. P., Konradt-Moraes, L. C., de Castro, T. L. A., Silva-Leite, A. A., Duarte, B. F., Silva, C. C. M., & Rodrigues-Maestre, M. (2022). Otimização da extração de lipídios da planta aquática Salvinia molesta D. S. Mitchell (Salviniaceae) com solventes alternativos. REVISTA CEREUS, 14(4), 251-260. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3990
Seção
Artigos