Intervenções fisioterapêuticas no tratamento de síndrome da dor patelofemoral

Resumo

Introdução: a síndrome da dor patelofemoral (SDPF) é também uma condropatia patelar a qual pode ser definida como um distúrbio crônico. Objetivo: verificar quais as condutas fisioterapêuticas mais eficazes utilizadas no tratamento da síndrome da dor patelofemoral em Montes Claros-MG. Materiais e métodos: a amostra foi constituída por 30 fisioterapeutas, por conveniência, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, que já tenha realizado tratamento da SDPF na cidade de Montes Claros-MG. Como instrumento de coleta, foi utilizado um questionário online por meio do formulário Google composto por 11 perguntas, sendo 3 perguntas subjetivas e 8 perguntas objetivas. Resultados: os avaliados informaram que a maioria dos pacientes era do sexo feminino, com idade de 19 a 30 anos, tendo acometimento da SDPF tanto no joelho direito como esquerdo, com 6 a 10 atendimentos/sessões, e quase a totalidade dos investigados (90%) afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o tratamento fisioterapêutico realizado. As condutas fisioterapêuticas mais utilizadas no tratamento da SDPF foram a cinesioterapia e massoterapia. Conclusão: conclui-se que, com base nas condutas fisioterapêuticas analisadas, a cinesioterapia se destacou, por meio dos exercícios de fortalecimento muscular, demonstrando, em sua maioria, resultados eficazes para reduzir o quadro álgico, melhorar a estabilidade articular, aumentar o ângulo Q, fortalecer toda a musculatura envolvida e proporcionar melhora da flexibilidade.

Biografia do Autor

Naidielly Cristina Oliveira Silva, Centro Universitário Funorte

Acadêmica do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Funorte, Montes Claros, MG, Brasil.

Luiz Fernando Bertoldo, Centro Universitário Funorte

Acadêmico do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Funorte, Montes Claros, MG, Brasil.

Jomar Luiz Santos de Almeida, Centro Universitário Funorte

Mestre em Avaliação nas Atividades Físicas e Desportivas pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro Portugal. Docente no curso de Fisioterapia do Centro Universitário Funorte, Montes Claros, MG, Brasil.

Publicado
2023-04-23
Como Citar
Soares, W. D., Silva, N. C. O., Bertoldo, L. F., & Almeida, J. L. S. de. (2023). Intervenções fisioterapêuticas no tratamento de síndrome da dor patelofemoral. REVISTA CEREUS, 15(1), 60-68. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4036
Seção
Artigos