Diferenças entre os sexos masculino e feminino nos acidentes de trabalho notificados em Palmas, Tocantins

Resumo

Objetivos: analisar os dados das notificações de Acidente de Trabalho em Palmas, Tocantins, para verificar se os homens são mais vulneráveis nesse contexto, comparados às mulheres. Métodos: Foram extraídos os dados das notificações de Acidente de Trabalho emitidas entre 2009 e 2019 no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, e analisados por meio do Software Bioestat 5.3, sendo utilizados o Odds-Ratio e o teste de Qui-quadrado verificar a associação entre as variáveis. Resultados: Foram notificados 4029 casos de Acidente de Trabalho nesse período. A maioria das vítimas (87,9%) eram homens, de escolaridade média (19,7%) e de vínculo celetista. O acidente típico foi o tipo mais comum (56%), somando os dois sexos. Homens foram aproximadamente 3 vezes mais propensos a sofrerem acidentes típicos, (OR= 2,96; p<0,0001) e 4 vezes mais susceptíveis a irem a óbito pelo acidente (OR= 4,30; p<0.0001). Conclusões: Homens que foram vítimas de Acidente de Trabalho em Palmas no referido período foram maioria nos desfechos indesejáveis desse evento, tanto em termos absolutos quanto em proporção, demonstrando maior vulnerabilidade. Dessa forma, faz-se necessário modificar esses sistemas de maneira a proteger esse público, agregando conhecimentos científicos e adaptando o trabalho aos trabalhadores.

Biografia do Autor

Tiago Veloso Neves, Secretaria Municipal de Saúde

Tiago Veloso Neves

Fisioterapeuta do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Municipal de Palmas, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.

Docente no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC - Palmas)

Betania Moreira Cangussu Fonseca, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas

Fonoaudióloga. Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz ENSP. Coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Municipal de Palmas.

Publicado
2023-04-23
Como Citar
Neves, T. V., & Moreira Cangussu Fonseca, B. (2023). Diferenças entre os sexos masculino e feminino nos acidentes de trabalho notificados em Palmas, Tocantins. REVISTA CEREUS, 15(1), 168-179. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4073
Seção
Artigos