Fatores associados à qualidade de vida e estigma em contatos intradomiciliares de indivíduos tratados de Hanseníase

  • Rômulo Dayan Camelo Salgado Universidade CEUMA, campus Imperatriz.
  • Talita Buttarello Mucari Universidade Federal do Tocantins
  • Leila Rute Oliveira Gurgel do Amaral Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Objetivo: Investigar a qualidade de vida (QV) e fatores associados em contatos intradomiciliares (CI) de indivíduos tratados de Hanseníase. Métodos: Tratou-se de estudo quantitativo, descritivo e transversal, com 301 CI de 172 casos novos de Hanseníase, diagnosticados em 2018, nos distritos sanitários de Imperatriz (MA). A coleta de dados ocorreu em visita domiciliar, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Utilizou-se o software SPSS para análise estatística descritiva e o teste Qui-quadrado ou Exato de Fisher para verificação da associação da QV com o estigma, as variáveis sociodemográficas e de saúde, com nível de significância de 5%. Resultados: A QV geral foi não satisfatória para 89,4% dos CI e o estigma foi elevado em 43,2% dos casos. Houve associação significativa entre o estigma (alto e baixo) e da QV (satisfatória e não satisfatória) (p>0,05). Conclusão: Os CI de longa convivência domiciliar são vulneráveis ao adoecimento e têm a QV prejudicada por diversos fatores, principalmente às condições sociais precárias. Embora a maioria tenha buscado a UBS para avaliar o contágio, houveram casos coprevalentes e sobreposição da doença, alimentando a cadeia de transmissão, sugerindo assim a fortificação das ações de vigilância, diminuindo o estigma e os impactos na QV dos CI.

Biografia do Autor

Talita Buttarello Mucari , Universidade Federal do Tocantins

Bióloga. Doutora em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente dos cursos de Medicina e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT) campus Palmas.

Leila Rute Oliveira Gurgel do Amaral, Universidade Federal do Tocantins

Psicóloga. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Docente dos cursos de Medicina e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT) campus Palmas. 

Publicado
2023-10-29
Como Citar
Camelo Salgado, R. D., Talita Buttarello Mucari, & Leila Rute Oliveira Gurgel do Amaral. (2023). Fatores associados à qualidade de vida e estigma em contatos intradomiciliares de indivíduos tratados de Hanseníase . REVISTA CEREUS, 15(3), 217-231. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4310
Seção
Artigos