Perfil epidemiológico de mulheres com Fibromialgia no extremo norte do Espírito Santo

Resumo

A fibromialgia (FM) é uma síndrome caraterizada pela dor musculoesquelética difusa de origem não inflamatória, sendo considerada uma das condições reumatológicas mais frequentes em todo o mundo, onde segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, atinge cerca de 2,5% da população do país, sendo sua maioria mulheres. Dessa forma, esse estudo teve como objetivo compreender o perfil das mulheres com fibromialgia em municípios do extremo norte do Espírito Santo, analisar o perfil sociodemográfico e compreender a limitação causada pela fibromialgia em suas atividades de vida diária e as possibilidades da Fisioterapia nesse cenário. O levantamento dos dados foi realizado através de um questionário eletrônico com contribuições dos questionários descritos na literatura SF-36 e QIF, onde após critérios de exclusão foram analisadas 68 respostas de mulheres fibromialgicas, onde o grupo contemplou uma idade média de 48 anos, sendo em sua maioria casadas, com renda familiar predominante menor que dois salários mínimos. Quanto a influência da fibromialgia nas atividades de vida diária, 87% das fibromialgicas se sentiram limitadas para realizar suas atividades por conta da FM, além de sua maioria apresentar dores intensas/muito intensas o que atrapalha em atividades tanto ocupacionais quanto de lazer, ressaltando o impacto da FM na vida dessas mulheres.

Biografia do Autor

Mariana Soares Leal Providello, Centro Universitário Vale do Cricaré - UNIVC

Graduanda em Fisioterapia pelo Centro Universitário Vale do Cricaré.

Rafael Kock Faustini , Centro Universitário Vale do Cricaré - UNIVC

Graduando em Fisioterapia pelo Centro Universitário Vale do Cricaré.

Vinicius Freitas da Silva, Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Pesquisador Voluntário no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Políticas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia.

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré - UNIVC

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), possui Graduação (1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009) em Educação Física pela mesma Instituição. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialista em Treinamento Desportivo - UFES, Especialista em Atenção Primária à Saúde - APS - SESA (2010), Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Pneumo-funcional (UNESC - 2009). Autor do livro ?Educação Física e Desenvolvimento Regional?, atualmente é Pró-reitor de Inovação, Extensão e Pesquisa e coordena dos Cursos de: Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Vale do Cricaré. Na mesma IES, coordena do Comitê de Ética em Pesquisa e integra o corpo Docente do Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação da FVC.. Foi Subsecretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Educação da cidade de São Mateus nos anos 2013 a 2016. Atuou como Fisioterapeuta do Hospital Meridional de São Mateus, Hospital Roberto A. Silvares e integrou a Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo - Crefito 15.

Publicado
2023-12-22
Como Citar
Rodrigues Souza, H., Soares Leal Providello, M., Kock Faustini , R., Freitas da Silva, V., & Gonçalves de Abreu, J. R. (2023). Perfil epidemiológico de mulheres com Fibromialgia no extremo norte do Espírito Santo. REVISTA CEREUS, 15(4), 13-24. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4338
Seção
Artigos