Selection of endophytic fungi from the amazon plant Araçá-boi (Eugenia stipitata Mc Vaugh) producers of l-asparaginase

Resumo

Araça-boi (Eugenia stipitata), espécie vegetal nativa da região amazônica, com potencial nutricional e medicinal, porém, são poucos os trabalhos científicos desenvolvidos com a espécie, e nenhum com o potencial de seus fungos endofíticos. A enzima L-asparaginase catalisa a reação de quebra do aminoácido L-asparagina, que tem sido utilizado como quimioterápico para o tratamento do câncer. Em virtude do exposto, este trabalho teve como objetivo selecionar fungos endofíticos de Eugenia stipitata com potencial para produzir a enzima L-asparaginase. Fungos endofíticos foram isolados de folhas e caules de três indivíduos coletados em Rio Branco, Acre, Brasil. Os tecidos foram submetidos à desinfecção superficial e os fragmentos foram inoculados em meio Potato Dextrose Agar. Os fungos emergentes foram purificados e agrupados em morfoespécies, sendo identificados por meio de análise micromorfológica. Para avaliar a produção da enzima L-asparaginase, um representante de cada morfoespécie foi inoculado em meio BDA e incubado a 28 °C por 7 dias, com verificação da produção de L-asparaginase em Czapex Dox. Foram isolados 79 fungos endofíticos, 35 (44,3%) da folha e 44 (55,7%) do caule, agrupados em 33 morfoespécies de acordo com suas características macromorfológicas. Os gêneros identificados foram Aspergillus, Curvularia, Guignardia, Paecilomyces, Penicillium, Phomopsis e Xylaria, com maior frequência para o gênero Phomopsis 12,7%, seguido de Guignardia 8,9%. Dos 33 fungos endofíticos analisados, 24 produziram L-asparaginase, que pertencem aos gêneros Paecilomyces (6), Phomopsis (3), Aspergillus (2), Curvularia (1), Penicillium (1) e Xylaria (1). Os fungos endofíticos de Eugenia stipitata têm potencial para produzir L-asparaginase.

Palavras-chave: Antitumoral; Phomopsis; Guignardia; Paecilomyces.

Biografia do Autor

Bruno Jhosef Freires de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Atualmente mestrando em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Leandro Cavalcante Santos, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Biomedicina -Faculdade Barão do Rio Branco (2017), Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública -Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestrado em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia- Universidade Federal do Acre (2020), Especialização em Biomedicina Estética -Centro Universitário Uninorte (2020) e Analises Clinicas e Microbiológica -Centro Universitário Faveni (2022). Atualmente, atua como biomédico no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Acre -LACEN e docente do ensino superior nos cursos de biomedicina e farmácia do Centro Universitário Uninorte. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Hospital das Clínicas do Acre - HCA/FUNDHACRE

Laura Nadyne da Silva Silvestre, Universidade Federal do Acre

Mestre em Ciência e Inovação tecnológica, na linha de pesquisa de Farmacologia de produtos naturais, na Universidade Federal do Acre. Graduada no curso Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Acre (2014-2018).Professora substituta na área de Enfermagem na Atenção Hospitalar na Universidade Federal do Acre (2018-2019). Enfermeira do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Feijó, com atuação na Atenção Básica de Saúde (2019-2020). Coordenadora de pesquisa clínica do Centro Silvestre Santé (2020-2022), com pesquisas na área de Doenças Cardiovasculares e COVID-19.

Ferreira Martins Freire, Universidade Federal do Acre

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre (2017). Tem experiência na área da docência atuando principalmente na educação básica de ensino.

Adriana Valente de Oliveira, Universidade Federal do Acre

GRADUADA em Ciências Biológicas pela Faculdade do Acre (2009). MESTRA em Ciência e Inovação Tecnológica - pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2020), na Linha de Pesquisa Recursos Hídricos. ESPECIALISTA em Economia Regional e Políticas Públicas - UFAC (2018); Possui MBA em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo - UNINTER (2011). Experiência na área ambiental em Gestão de Unidades de Conservação; Gestão de Resíduos Sólidos; e Gestão de Recursos Hídricos. Experiência em Gestão Pública, Planejamento e Gestão de Projetos e Convênios. Assessora Técnica na Secretaria Municipal de Planejamento do Município de Rio Branco, com atuação em planejamento estratégico, instrumentos de gestão e planejamento (PPA, LDO, LOA, ODS). Atualmente atua na gerência de planejamento, orçamento e finanças da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

André Leonam Lopes Isquierdo

Médico graduado pelo Centro Universitário São Lucas em Porto Velho, Rondônia (2014). Atuou como médico generalista no posto de 2º TEN no 4º BIS em Rio Branco, Acre (2015-2016). Atuou mediante contratação temporária pela Secretaria Estadual de Saúde do Acre como médico generalista e plantonista na UPA Franco Silva em Rio Branco (2015-2016). Especialista em Clínica Médica pelo Programa de Residência Médica em Clínica Médica no Hospital das Clínicas do Acre (2016-2018). Atuou como médico plantonista especialista em Clínica Médica no serviço de Hemodiálise do Hospital das Clínicas do Acre (2018-2019). Mestrado pelo Programa de Pós-graduação do Mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental pela Universidade Federal do Acre (2018-2020). Atuou como médico efetivo mediante concurso público da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco atuando na Unidade Básica de Saúde Maria da Conceição (2018-2020). Contratado temporário mediante concurso público pela Secretaria Estadual de Saúde do Acre com atuação no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU (2019-2020). Especialista em Endocrinologia e Metabologia pelo Programa de Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020-2022). Atua como médico endocrinologista na Clínica Nutrate - Nutrição e Clínica Médica no Rio de Janeiro, RJ (2022). Atua como médico endocrinologista no Ambulatório Identidade com atenção à transdiversidade no Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2022). Atua como médico endocrinologista contratado pela Unimed Rio Branco no Centro Médico Unimed Rio Branco, em Rio Branco, Acre (2022). Atua como médico endocrinologista no Projeto Pós-Covid no Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2022).

Geyse Souza Santos, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre (2011 - 2015), mestrado em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015 - 2017) e doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPG-BIONORTE). Atualmente é professora do ensino básico e superior. Tem experiência na área de microbiologia, micologia, ensino de ciências e biologia.

Clarice Maia Carvalho, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Amazonas (2000), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Acre, Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada e médica, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa de novos antimicrobianos, microrganismos endofíticos, basidiomicetos, controle biológico de pragas e vetores, micoses sistêmicas.

Publicado
2023-12-22
Como Citar
Souza, B., Santos, L., Silvestre, L., Freire, C., Oliveira, A., Isquierdo, A., Santos, G., & Carvalho, C. (2023). Selection of endophytic fungi from the amazon plant Araçá-boi (Eugenia stipitata Mc Vaugh) producers of l-asparaginase. REVISTA CEREUS, 15(4), 25-38. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4339
Seção
Artigos