Perfil dos trabalhadores vítimas de Dermatoses Ocupacionais no Brasil

  • Abya Magalhães de Assis Silva Faculdade de Ciências Médicas Afya
  • Anna Clara Ferreira Borges Faculdade de Ciências Médicas Afya
  • Maria Clara Bueno Novaes Faculdade de Ciências Médicas Afya
  • Renato Pereira de Carvalho Faculdade de Ciências Médicas Afya
  • Tiago Veloso Neves Secretaria Municipal de Saúde https://orcid.org/0000-0002-9706-5980

Resumo

Objetivo: conhecer o perfil de dos trabalhadores vítimas de Dermatoses Ocupacionais de 2007 a 2019 no Brasil. Método: foram analisados dados de 7.417 indivíduos vítimas de Dermatoses Ocupacionais que tiveram registro no banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Desses indivíduos, foram coletados dados sobre sexo, faixa etária, raça/cor, escolaridade, agente, evolução do caso, ano de notificação, UF de notificação e ocupação. Resultados: o perfil sociodemográfico mais frequente foi de indivíduos do sexo masculino (60,8%) de 20 a 39 anos (45,7%), brancos (38,4%) com ensino médio completo (22,9%). Houve um predomínio do agente cromo (34,7%) com evolução de casos classificados como “outros” (33,5%) e maior frequência no ano de 2012 (13,7%). Destaca-se o maior número de casos notificados no Distrito Federal (32,6%) e a ocupação mais atingida foi de Profissionais da Construção Civil (18,2%).  Conclusão: os dados coletados refletem o perfil dos profissionais mais acometidos por DOs e demonstra a necessidade de avanço nos estudos epidemiológicos para promover melhor conhecimento e sensibilização sobre o assunto.

Biografia do Autor

Abya Magalhães de Assis Silva, Faculdade de Ciências Médicas Afya

Acadêmica de Medicina.

Anna Clara Ferreira Borges, Faculdade de Ciências Médicas Afya

Acadêmica de Medicina.

Maria Clara Bueno Novaes, Faculdade de Ciências Médicas Afya

Acadêmica de Medicina.

Renato Pereira de Carvalho, Faculdade de Ciências Médicas Afya

Acadêmico de Medicina.

Tiago Veloso Neves, Secretaria Municipal de Saúde

Tiago Veloso Neves

Fisioterapeuta do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Municipal de Palmas, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.

Docente no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC - Palmas)

Publicado
2024-03-25
Como Citar
Silva, A. M. de A., Borges, A. C. F., Novaes, M. C. B., Carvalho, R. P. de, & Neves, T. V. (2024). Perfil dos trabalhadores vítimas de Dermatoses Ocupacionais no Brasil. REVISTA CEREUS, 16(1), 20-34. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4485
Seção
Artigos