Perfil epidemiológico de parasitoses intestinais em escolares da zona rural de um município do interior de Pernambuco

Resumo

Doenças negligenciadas, como as parasitoses intestinais, ainda representam um grave problema de saúde pública no mundo, afetando principalmente o público infantil. O desenvolvimento de projetos educativos visa prevenir a infecção diminuindo o índice da doença. A realização de atividades lúdicas com crianças tem se mostrado eficiente no processo de aprendizagem. O objetivo geral do presente estudo foi promover ações de educação em saúde e verificar a incidência de parasitoses intestinais em escolares da zona rural do município de Vitória de Santo Antão - PE. Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo, de intervenção, transversal e ecológico. Os resultados do estudo revelaram um perfil epidemiológico moderado de infecção na comunidade escolar. Analisando os costumes e hábitos de higiene dos participantes positivos, verificamos que 50% mantinham o hábito de brincar descalço na rua e 25% não lavavam as mãos após usar o banheiro. Tal tipo de comportamento favorece a infecção pelos parasitas intestinais. Com isso, faz-se necessária a aplicação de estratégias de promoção à saúde, que visem orientar a população infantil sobre as doenças parasitárias.

Biografia do Autor

Cristiane de Oliveira Vasconcelos, Centro Universitário da Vitória de Santo Antão

Graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA)

Arlindo Gomes de Souza Neto, Centro Universitário da Vitória de Santo Antão

Graduando em Biomedicina pelo Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA)

Diana Ramos Cavalcanti, Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão

Graduanda em Medicina pela Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória (UFPE/CAV)

Julyana Viegas Campos Cavalcanti, Centro Universitário da Vitória de Santo Antão

Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA). Doutora em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (FIOCRUZ/PE)

Danilo Ramos Cavalcanti, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professor Adjunto do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (ICB/UPE). Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Publicado
2024-03-25
Como Citar
de Oliveira Vasconcelos, C., Gomes de Souza Neto, A., Ramos Cavalcanti, D., Viegas Campos Cavalcanti, J., & Ramos Cavalcanti, D. (2024). Perfil epidemiológico de parasitoses intestinais em escolares da zona rural de um município do interior de Pernambuco. REVISTA CEREUS, 16(1), 48-58. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4495
Seção
Artigos