Incidência de Glaucoma em Pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica

  • Thaynar Ewillyn Souza Monteiro Xavier Centro Universitário de Patos UNIFIP
  • Nilson Neto de Araújo Morais
  • Milena Nunes Alves de Sousa

Resumo

Introdução: o glaucoma é uma patologia que pode danificar o nervo óptico acometendo o campo visual, considerada uma cegueira com efeitos irreversíveis. Objetivo: realizar análise da incidência de glaucoma em pacientes com hipertensão arterial sistêmica. Material e métodos: Realizou-se uma coleta fazendo uso de questionários para maior nível de detalhamento, estes apresentavam informações a respeito da idade, sexo, naturalidade, escolaridade, percepção do paciente quanto à própria visão e uso de medicações. Também se realizou um levantamento da verificação da pressão intraocular (PIO). O público alvo foram 68 pacientes hipertensos atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Diego Lucena localizada no município de Patos. Os pacientes foram submetidos ao rastreio para o glaucoma, estabelecendo o valor menor que 21mmHg da PIO como ponto de corte para normalidade da pressão intraocular. Resultados: os resultados para a regressão linear múltipla (método forward) mostraram não haver influência da Diabetes Mellitus na PIO do olho direito (F(1) = 4,526, p < 0,037; R2ajustado = 0,050), visto o aumento dos níveis da PIO do olho direito em pessoas que não apresentavam a patologia, explicando 5% do desfecho. Conclusão: O estudo não mostrou correlação estatisticamente importante entre Glaucoma e Hipertensão Arterial Sistêmica.

Biografia do Autor

Nilson Neto de Araújo Morais

Professor Titular de Oftalmologia da UNIFIP, Médico Especialista.

Milena Nunes Alves de Sousa

Doutora e Pós-Doutora Promoção de Saúde, Pó-Doutora em Sistemas de Agroindústrias, Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação UNIFIP.

Publicado
2024-03-25
Como Citar
Thaynar Ewillyn Souza Monteiro Xavier, Nilson Neto de Araújo Morais, & Milena Nunes Alves de Sousa. (2024). Incidência de Glaucoma em Pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica . REVISTA CEREUS, 16(1), 59-73. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4499
Seção
Artigos