Dietoterapia no tratamento da depressão: análise integrativa de ensaios clínicos

Resumo

Objetivo: Identificar a evidência disponível sobre a dietoterapia como recurso terapêutico no tratamento da depressão. Método: Revisão integrativa da literatura, operacionalizada em seis etapas: 1) tema e questão de pesquisa; 2) busca e definição de critérios; 3) identificação dos estudos; 4) categorização dos estudos; 5) análise e discussão dos resultados; e 6) apresentação da revisão do conhecimento. Utilizou-se a estratégia População, Interesse, Contexto (PICo): “como a dietoterapia auxilia no tratamento da depressão?". A busca se deu nas bases de dados SciELO, PubMed e BVS. O período de investigação abrangeu os últimos dez anos, selecionando-se assim artigos (ensaio clínico randomizado) publicados desde janeiro de 2012 a dezembro de 2021, com texto completo, resumo disponível, em português ou inglês. A coleta ocorreu de julho a setembro de 2022. Resultados: A busca no BVS obteve cinco ocorrências, e na PubMed, 533, dentre as quais, após análise, permaneceram 11 artigos para compor a análise. Na SciELO, não foram encontrados registros. Entre os artigos do corpus da revisão: os adultos foram o público-alvo predominante, os tamanhos das amostras variaram entre 38 e 2 mil indivíduos, foram prevalentes estudos que incluíram outros fatores do estilo de vida e com desfechos associados a qualidade de vida, bem como a comparação de dietas tradicionais versus propostas personalizadas. Conclusão: A evidência disponível sobre o tema, ainda que limitada, indica o uso promissor da dietoterapia ao evidenciar efeitos positivos quando utilizada como recurso auxiliar no tratamento da depressão.

Biografia do Autor

Delma da Silva Magalhães Souza, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Graduanda em Nutrição, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

Isadora Facundes Dos Santos, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Graduanda em nutrição pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

Marcia Maria Hernandes de Abreu de Oliveira Salgueiro, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Possui graduação em Nutricao - UNIBAN, Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é professor doutor do curso de graduação em Nutrição e do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo e, nutricionista em consultório. 

Jeandson Moraes da Silva, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM). Docente na escola de Saúde, Faculdade Adventista da Bahia.

Anselmo Cordeiro de Souza, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Mestrado Profissional em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Docente na Escola de Saúde no Centro Universitário Adventista do Nordeste (UNIAENE).

Publicado
2024-03-25
Como Citar
Silva Magalhães Souza, D., Facundes Dos Santos, I., Hernandes de Abreu de Oliveira Salgueiro, M. M., Jeandson Moraes, S., & Cordeiro de Souza, A. (2024). Dietoterapia no tratamento da depressão: análise integrativa de ensaios clínicos. REVISTA CEREUS, 16(1), 108-120. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4525
Seção
Artigos