Gravidez na adolescência: Percepções e vivências

Resumo

Introdução:  A adolescência é um período de transformações físicas e emocionais, tendo a sexualidade como um componente inerente e fundamental na vida e saúde das pessoas. Objetivo: Identificar a percepção de adolescentes grávidas sobre informações necessárias para problematizar a temática gravidez precoce e dar subsídios à construção de tecnologia educativa. Método: Pesquisa metodológica com abordagem exploratória e qualitativa, visando a aproximação com público-alvo, foco da produção de tecnologia educativa em saúde, foram realizadas entrevistas estruturadas, tendo os dados sistematizados e analisados pela técnica análise de conteúdo, com identificação de temas geradores para construção de cartilha. Resultados: Participaram do estudo 30 adolescentes gestantes, 26 (87%), com idade entre 15 e 19 anos e quatro (13%) entre 10 e 14 anos. 23 (77%) afirmaram que não desejavam engravidar e sete (23%) expressaram que desejaram a gravidez. 29 (96,7%) responderam ter conhecimento sobre métodos anticoncepcionais e um (3,3%) que, por não ter com quem conversar, não sabia sobre o assunto. Conclusão: O início da vida sexual das participantes do estudo foi precoce, desacompanhado de informações quanto a medidas de prevenção de gravidez e de acesso de métodos anticoncepcionais; apesar de saberem o que são métodos anticoncepcionais, algumas negligenciaram, com uma certa consciência, a prevenção da gestação e outras revelaram desconhecimento sobre o uso correto.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Tecnologia educacional; Gravidez na adolescência.

 

Biografia do Autor

Solange de Fátima Reis Conterno

Pedagoga. Doutora em Educação. Docente do curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Campus Cascavel/PR.

Gilson Fernandes da Silva

Enfermeiro. Doutorando em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Campus Cascavel/PR. 

Publicado
2024-03-25
Como Citar
Saldanha Fant Gonzatto, C. R., Solange de Fátima Reis Conterno, & Gilson Fernandes da Silva. (2024). Gravidez na adolescência: Percepções e vivências. REVISTA CEREUS, 16(1), 157-171. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4539
Seção
Artigos