Alterações cutâneas durante a pandemia da covid-19: vivências de profissionais de saúde

Resumo

A covid-19 é causada pelo SARS-COV-2, os profissionais de saúde têm maior risco de infecção devido a assistência aos pacientes positivados, além do risco de desenvolver lesões cutâneas associadas aos equipamentos de proteção individual (EPIs) e lavagem das mãos com maior frequência. O objetivo do estudo foi relatar vivências de profissionais de saúde com relação ao surgimento de alterações cutâneas durante a pandemia da covid-19 em um hospital universitário. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, realizada em unidade de terapia intensiva. Como critérios de inclusão, optou-se por profissionais que atuaram entre março de 2020 a março de 2022. Foram excluídos profissionais que estavam afastados, de férias ou que se recusaram. Foi elaborado um roteiro para a entrevista, a coleta de dados ocorreu em janeiro de 2023 e submetidos a análise de Bardin. Participaram dez profissionais de saúde que relataram ressecamento de pele e anexos, lesões por pressão causadas pelo uso de EPIs, produtos para prevenção por meio de hidratante e band-aid® e tratamento com anti-inflamatórios e cremes reparadores da pele. Identificou-se que o uso interrupto de EPIs provocou o surgimento de lesões por pressão por dispositivos médicos, o que torna indispensável uma educação continuada sobre prevenção e tratamento das lesões.

Biografia do Autor

Ana Marcela Silva Ferreira

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Camina Grande, Campus Cuité.

Alana Tamar Oliveira de Sousa

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  Docente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité.

Elicarlos Marques Nunes

Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Docente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande.

Édija Anália Rodrigues de Lima

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  Docente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité.

Publicado
2024-03-25
Como Citar
Silva Ferreira, A. M., Tamar Oliveira de Sousa, A., Marques Nunes, E., & Lima, Édija A. R. de. (2024). Alterações cutâneas durante a pandemia da covid-19: vivências de profissionais de saúde. REVISTA CEREUS, 16(1), 172-184. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4544
Seção
Artigos