Motivações e Trajetória Profissional de Egressos de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as razões que motivaram egressos a buscar a formação ofertada em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF) e, de que modo a residência influenciou a trajetória profissional desses egressos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 17 egressos do PRMSF do município de Cascavel-PR. Participaram as três turmas, formadas entre 2018 e 2022, compostas por enfermeiros, dentistas e assistentes sociais. Coletaram-se os dados através de entrevistas orientadas por questionário semiestruturado, em plataformas on-line. Foram transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo de Bardin. Dentre as motivações, destacam-se: a necessidade de aprofundar os conhecimentos em Saúde Coletiva; de superar a formação incipiente da graduação, quanto ao preparo para atuar na Atenção Primária à Saúde; de   vivenciar, na prática, conceitos aprendidos na graduação e, de assegurar um vínculo empregatício remunerado. Quanto à inserção no mundo do trabalho, as principais dificuldades são, ingresso nos serviços públicos devido à falta de concursos e de testes seletivos e, também, a desvalorização da especialidade no ambiente de trabalho. Assim, mostra-se necessário ampliar as discussões sobre a formação de recursos humanos em saúde, com vista não apenas na qualificação dos trabalhadores, mas também na sua valorização.

Biografia do Autor

Solange de Fátima Reis Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação, Docente da graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, campus Cascavel/PR.

Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação, Docente da graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, campus Cascavel/PR.

Gilson Fernandes da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando em Biociências e Saúde, Coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (Coremu) do Município de Cascavel/PR.

Publicado
2024-03-25
Como Citar
Évelyn Farias, de Fátima Reis Conterno, S., Maria Rodrigues, R., & Fernandes da Silva, G. (2024). Motivações e Trajetória Profissional de Egressos de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. REVISTA CEREUS, 16(1), 275-294. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4606
Seção
Artigos