Comparação de Resultados de páginas Web desenvolvidas utilizando as Inteligências Artificiais: Bard, ChatGPT e Bing

Resumo

O impacto crescente da Inteligência Artificial na sociedade, destaca-se os modelos de linguagem desenvolvidos por grandes empresas como Google, Bard, um modelo capaz de gerar textos, traduzir idiomas e responder as mais diversas perguntas, porém com limitação de interação. A OpenAI, ChatGPT, treinado para gerar respostas contextualmente relevantes e a Microsoft, chat Bing, que oferece respostas diretas em suas buscas, otimizando conteúdo. Interações de usuário versus IA demonstra que tarefas anteriormente complexas podem ser simplificadas. Resultados experimentais revelam qual teve o melhor desempenho na geração da página web dado um tema específico e num segundo momento utilizando a IA destaque para realizar outros ensaios com os alunos de mestrado e graduação. 

Biografia do Autor

Marcos Camargo Lima Filho, UECE

Graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo participado como bolsista do Programa Institucional de formação de recursos humanos (PRH-31) em Engenharia e Ciências do Petróleo e Gás Natural da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (UniATENEU), Engenharia de Manutenção Industrial (UNOPAR) e Engenharia de Automação e IoT (Anhanguera). Atualmente mestrando e pesquisador no programa de ciências da computação (PPGCC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), linha de Redes de Comunicação, Sistemas Distribuídos, Segurança, IA, IoT, Automação, Mecatrônica e desenvolvimentos de soluções inclusivas pelo laboratório de sistemas digitais (LASID), bolsista do CAPES pela UECE.

José Santos da Silva Filho, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009). Atualmente é professor de matemática - Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Mestrando em ciência da computação na Universidade Estadual do Ceará.

Luciana Oliveira Pimentel, Estacio do Ceará

Possui graduação na Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista na gestão da qualidade em serviços de alimentação com experiencia em gestão de equipes e elaboração de dietas para alimentação na industrial e hospitalar. Cofundadora da Empresa Júnior de Nutrição da UECE - Nutrire Consultoria em Nutrição. Aluna de turma olímpica durante o ensino médio, tendo perfil para ciências exatas e atualmente cursando o último ano de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Estácio do Ceará. Participou do escritório modelo de Arquitetura, Urbanismo e Design de Interiores da Estácio Ceará nos anos de 2021 a 2022. Foi vencedora do Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia, categoria Projetos de Instalações, na edição 2022 do evento nacional promovido pelo Projeto GLP Qualidade Compartilhada, entidade que congrega as principais empresas da "Indústria do GLP" mantenedora do Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Marcial Porto Fernández, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e Computação (1988), mestrado em Engenharia Elétrica (1998), doutorado em Engenharia Elétrica (2002) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ) e pós-doutorado na Technische Universität Berlin TU-Berlin (2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE) na graduação e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. Realiza pesquisa na área de Computação Distribuída, atuando principalmente nos seguintes temas: High Performance Computing (HPC), Internet das coisas (IoT), Machine Learning e Deep Learning Distribuído.

Publicado
2024-03-26
Como Citar
Camargo Lima Filho, M., Santos da Silva Filho, J., Oliveira Pimentel, L., & Porto Fernández, M. (2024). Comparação de Resultados de páginas Web desenvolvidas utilizando as Inteligências Artificiais: Bard, ChatGPT e Bing. REVISTA CEREUS, 16(1), 346-362. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4622
Seção
Artigos