Análise e estimativa do perfil de temperatura de entrada em micro canais via inferência Bayesiana

  • Gustavo Antunes Guedes
  • Eduardo Cunha Classe
  • Diego Campos Knupp
  • , Luiz Alberto da Silva Abreu

Resumo

O presente trabalho aborda a solução de um problema inverso em transferência de calor por convecção forçada em regime estacionário com fluxo laminar em micro canal com regime de deslizamento. A análise dos resultados do problema inverso envolve a estimativa do perfil de temperatura de entrada utilizando as informações a priori juntamente com as medições de temperatura simuladas, realizadas a jusante da entrada. Pela primeira vez na literatura, é empregado uma técnica Bayesiana (método de Monte Carlo via Cadeias de Markov) para um problema de estimativa de função de entrada em micro canal, por meio do algoritmo Metropolis-Hastings. São analisadas duas funções de entrada distintas, uma parábola e uma função degrau, e são obtidas boas aproximações para essas funções, assim como uma distribuição de probabilidade para os parâmetros da função.

Biografia do Autor

Gustavo Antunes Guedes

Engenheiro Mecânico, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico. Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional.

Eduardo Cunha Classe

Engenheiro Mecânico, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico. Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional.

Diego Campos Knupp

Doutor em Engenharia Mecânica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico. Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional.

, Luiz Alberto da Silva Abreu

Doutor em Engenharia Mecânica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico. Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional

Publicado
2024-03-26
Como Citar
Gustavo Antunes Guedes, Eduardo Cunha Classe, Diego Campos Knupp, & , Luiz Alberto da Silva Abreu. (2024). Análise e estimativa do perfil de temperatura de entrada em micro canais via inferência Bayesiana. REVISTA CEREUS, 16(1), 454-468. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4671
Seção
Artigos