Hábitos alimentares de consumidores e aceitação de uma barra de cereal fortificada com ferro e vitamina A

  • Beatriz Aparecida de Paula Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba
  • Hellen Vitória Câmpara Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba.
  • Vanessa Riani Olmi Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba.
  • Eliane Maurício Furtado Martins Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba.
  • Frederico Souzalima Caldoncelli Franco Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba.

Resumo

Objetivou-se identificar os hábitos alimentares dos consumidores e aceitação de uma barra de cereal fortificada com ferro e vitamina A. Aplicou-se um questionário on-line para avaliar características socioeconômicas, hábitos nutricionais e intenção de compra, além do conhecimento dos benefícios de consumir ferro e vitamina A. Obteve-se 117 respostas e verificou-se que 72,6% dos participantes exibiram intenção de mudar os hábitos alimentares para melhorar a qualidade de vida. Os participantes apresentaram bons hábitos alimentares com consumo de 1 a 2 porções de frutas (50,4%), legumes e verduras (66,7%), carne vermelha (57,3%) e leite e derivados (54,7%), reconheceram que barra de cereal é associada aos termos “praticidade”, “saborosa”, “saudável” e “saciedade”, apresentaram notas de aceitação entre 6 a 9 para gostar de barra de cereal, e compreenderam os benefícios à saúde na melhora da função intestinal e controle glicêmico. Também relataram consumir barra de cereal com ferro e vitamina A para prevenir doenças, e aceitariam pagar 10% a mais por alimentos mais saudáveis. Conclui-se que participantes exibem hábitos alimentares de pessoas que buscam uma alimentação saudável, e que é viável desenvolver uma nova barra de cereal fortificada com ferro e vitamina A.

Biografia do Autor

Beatriz Aparecida de Paula Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba, MG, Brasil.

Hellen Vitória Câmpara, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba.

Graduada em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba, MG, Brasil.

Vanessa Riani Olmi Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba.

Doutora em Ciências e Tecnologia de Alimentos, Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba, MG, Brasil.

Eliane Maurício Furtado Martins, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba.

Doutora em Ciências e Tecnologia de Alimentos, Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba, MG, Brasil.

Frederico Souzalima Caldoncelli Franco, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba.

Doutor em Ciências e Tecnologia de Alimentos, Núcleo de Educação Física e Saúde do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba, MG, Brasil.

Publicado
2024-07-09
Como Citar
Aparecida de Paula Oliveira, B., Vitória Câmpara, H., Riani Olmi Silva, V., Maurício Furtado Martins, E., & Souzalima Caldoncelli Franco, F. (2024). Hábitos alimentares de consumidores e aceitação de uma barra de cereal fortificada com ferro e vitamina A. REVISTA CEREUS, 16(2), 156-170. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4725
Seção
Artigos