Níveis de Atividade Física e Estágios de Mudança de Comportamento de Professores da Educação Básica

  • Leonardo Rodrigues Souza Universidade Estadual de Montes Claros
  • Lílian de Souza Melo
  • João Victor Ferreira Santos
  • Érika Lucas Lopes
  • Desirée Sant’Ana Haikal
  • Luiza Augusta Rosa Rossi-Barbosa
  • Rosângela Ramos Veloso Silva

Resumo

Objetivo: Identificar os níveis de atividade física e os estágios de mudança de comportamento para prática de atividade física em professores da educação básica. Materiais e Métodos: Inquérito epidemiológico do tipo websurvey, descritivo, transversal, realizado entre outubro e dezembro de 2021. Utilizou-se o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), versão curta, para a avaliação do nível de atividade física e o Modelo Transteórico (MTT) para identificar os estágios de mudança de comportamento. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva. As variáveis categóricas foram sumarizadas por meio de frequência absoluta e relativa. Resultados: Participaram da pesquisa 1.885 professores das escolas públicas estaduais de Minas Gerais, maioria do sexo feminino (77,0%). Por meio do IPAQ, identificou-se 64,8% de professores classificados como insuficientemente ativos e 35,2% considerados ativos. A partir do MTT, constatou-se 54,9% dos professores nos estágios de ação e manutenção e 45,1% nos estágios mais inferiores (pré-contemplação, contemplação e preparação). Conclusão: Foi elevada a prevalência de professores com nível baixo de atividade física, com pouco mais da metade deles identificados nos estágios mais avançados de mudança de comportamento. Tal descoberta sugere que, apesar dos níveis preliminares de inatividade, muitos professores estão empenhados em adotar comportamentos mais saudáveis.

Publicado
2024-07-09
Como Citar
Rodrigues Souza, L., de Souza Melo, L., Ferreira Santos, J. V., Lucas Lopes, Érika, Sant’Ana Haikal, D., Rosa Rossi-Barbosa, L. A., & Ramos Veloso Silva, R. (2024). Níveis de Atividade Física e Estágios de Mudança de Comportamento de Professores da Educação Básica. REVISTA CEREUS, 16(2), 308-321. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4812
Seção
Artigos