Contribuições da medicina translacional para a formação médica: uma revisão integrativa

  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos https://orcid.org/0000-0001-8327-9147
  • Yan Carlos de Sousa Diniz Centro Universitário de Patos
  • Carolina Pedrosa Batista Centro Universitário de Patos
  • Lucas Lucena de Lima Centro Universitário de Patos
  • Shawana Meita Souza Gomes Centro Universitário de Patos

Resumo

Objetivou-se identificar as contribuições da medicina translacional para a formação médica na atualidade. Foi adotado o método de Revisão Integrativa da Literatura. A busca na Publisher Medline, Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online, foi efetivada pelo uso dos Descritores em Ciências da Saúde "translational medicine" AND “undergraduate medical education”. A partir dos critérios de elegibilidade foram pré-selecionados 153 estudos e a amostra final se constituiu de seis documentos publicados entre os anos de 2015 e 2024. Todos os estudos selecionados estavam no idioma inglês, o ano de 2015 apresentou o maior número de publicações e a pesquisa qualitativa foi o método mais utilizado. Com relação a contribuição educacional da MT na formação médica, observou-se que o desenvolvimento de habilidades acadêmicas esteve presente em quatro dos estudos selecionados. Além disso, o aumento do interesse em pesquisa e investigação, do trabalho em equipe e de motivação para produção científica também receberam destaque entre as contribuições identificadas. Conclui-se, portanto, que a implementação da MT na educação médica evidencia resultados indubitavelmente positivos na formação dos futuros profissionais médicos.

Publicado
2024-09-28
Como Citar
de Sousa, M. N. A., Diniz, Y. C. de S., Batista, C. P., de Lima, L. L., & Gomes, S. M. S. (2024). Contribuições da medicina translacional para a formação médica: uma revisão integrativa. REVISTA CEREUS, 16(3), 364-374. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5036
Seção
Artigos