PREVALÊNCIA DE OCLUSOPATIAS EM CRIANÇAS DA COMUNIDADE KALUNGA – GOIÁS

  • Rise Consolação Iuata Costa Rank Centro Universitário UNIRG
  • Karin Ferreto Santos Collier
  • Joana Estela Rezende Vilela
  • Marcos Sampaio Rank
  • Camila Messias Takahashi
  • Omar Franklin Molina

Resumo

Introdução: O Quilombo Kalunga foi formado por escravos que fugiram em busca de liberdade, há mais de 300 anos, no Nordeste Goiano. Esta comunidade encontra-se parcialmente isolada e com características étnicas e raciais preservadas. Objetivo: O propósito deste estudo foi determinar as prevalências de oclusopatias em crianças da comunidade Kalunga. Metodologia: Foram examinadas 49 crianças, de ambos os sexos, entre 3 e 9 anos, com dentadura decídua (55%) e mista (45%) sem perda de tecido dentário interproximal. Apenas um examinador (Kappa intra-examinador: 0,96) avaliou as características faciais e oclusais das crianças, no sentido ântero-posterior, transversal e vertical, em ambiente sob luz natural. As mães responderam uma entrevista sobre o desenvolvimento da criança. Foram empregados os testes estatísticos quiquadrado e teste exato de Fischer. Resultados: Observou-se que 62% das crianças possuia oclusopatias, sendo 16% de classe I, 46% classe II e nenhuma Classe III de Angle, ainda encontrou-se 2% com mordida aberta, 1% mordida cruzada, 16% sobremordida acentuada, 13% com sobressaliência (>3mm), 21% de desvio da linha média e 21% apinhamento. Conclusão: Existe uma forte influência dos fatores genéticos, raciais e ambientais na etiologia da má oclusão, favorecendo nesta comunidade infantil a oclusopatia de classe II.  

Biografia do Autor

Rise Consolação Iuata Costa Rank, Centro Universitário UNIRG

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Uberaba (1988), especialização e mestrado em Odontopediatria pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (2004), especialização em ORTODONTIA pela UNINGÁ (TO) e doutorado em odontopediatria pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP). Atualmente é coordenadora do curso de odontologia do Centro Universitário UNIRG de Gurupi. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas da odontopediatria: comportamento e ansiedade, odontologia para bebê, educação e promoção de saúde.

Publicado
2014-01-15
Como Citar
Rank, R. C. I. C., Collier, K. F. S., Vilela, J. E. R., Rank, M. S., Takahashi, C. M., & Molina, O. F. (2014). PREVALÊNCIA DE OCLUSOPATIAS EM CRIANÇAS DA COMUNIDADE KALUNGA – GOIÁS. REVISTA CEREUS, 5(3), 100. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/86
Seção
Artigos