ASSOCIAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA COM PRESSAO ARTERIAL ELEVADA EM CAMINHONEIROS

  • Vinícius Oliveira Notto Centro Universitário UnirG
  • Valéria de Lemos Brandão Centro Universitário UnirG
  • Amanda Freitas Alves Centro Unirversitário UnirG
  • Loianny Moraes Silva Centro Unirversitário UnirG
  • Walmirton Bezerra D’Alessandro Centro Unirversitário UnirG

Resumo

Objetivo: Avaliar associação entre índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura (CC) e a ocorrência de pressão arterial elevada (PAE) em caminhoneiros no norte do País. Método: Estudo transversal realizado com 548 caminhoneiros na BR-153. A PAE foi considerada para valores pressóricos ≥ 140mmHg para PA sistólica e/ou ≥ 90mmHg para PA diastólica. O IMC foi utilizado para identificar peso normal (18,5-24,9 kg/m²), sobrepeso (25,0-29,9 kg/m²) e obesidade (≥ 30 kg/m²). A CC foi classificada conforme o risco de complicações metabólicas. Para homens: ≥ 94 cm – risco aumentado e ≥ 102 cm – risco aumentado substancialmente. Foram utilizados o teste do qui-quadrado, teste do qui-quadrado para tendência e teste exato de Fisher. A razão de chances (odds ratio) foi calculada com respectivo intervalo de confiança de 95% utilizando regressão logística. Resultados: 81,7% dos caminhoneiros estavam com IMC ≥ 25 kg/m² e 47,8% estavam com CC ≥ 102 cm.PAE foi detectada em 43,6% da amostra. A regressão logística mostrou associação entre o excesso de peso e PAE tanto para o IMC quanto para CC. Houve aumento da probabilidade de PAE em 754% para aqueles com IMC ≥ 35 Kg/m². A chance de PAE aumentou em 474% para CC > 102 cm. Na categoria de IMC ≥30 Kg/m², a probabilidade de PAE foi maior que aquelas observadas para os níveis da CC. Conclusão: Houve associação significativa entre os dois métodos antropométricos e a PAE, indicando que quanto maior o excesso de peso, maior a probabilidade de HAS.

Biografia do Autor

Vinícius Oliveira Notto, Centro Universitário UnirG
Graduando em Medicina, Centro Universitário UnirG, Gurupi/TO.
Valéria de Lemos Brandão, Centro Universitário UnirG

Nutricionista pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Graduanda em Medicina, Centro Universitário UnirG, Gurupi/TO.

Amanda Freitas Alves, Centro Unirversitário UnirG
Graduanda em Medicina, Centro Universitário UnirG, Gurupi/TO.
Loianny Moraes Silva, Centro Unirversitário UnirG
Graduanda em Medicina, Centro Universitário UnirG, Gurupi/TO.
Walmirton Bezerra D’Alessandro, Centro Unirversitário UnirG
Doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública pela Universidade Federal de Goiás, professor do Centro Universitário UnirG, Gurupi/TO.
Publicado
2017-05-04
Como Citar
Notto, V. O., Brandão, V. de L., Alves, A. F., Silva, L. M., & D’Alessandro, W. B. (2017). ASSOCIAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA COM PRESSAO ARTERIAL ELEVADA EM CAMINHONEIROS. REVISTA CEREUS, 9(1), 163-177. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1295
Seção
Artigos