EDUCAÇÃO EM SAÚDE ESCOLAR E COLABORAÇÃO DO ENFERMEIRO: SOB A ÓTICA DOS EDUCADORES DA ESCOLA

  • Rogério Carvalho de Figueredo Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Margarida Araújo Barbosa MIRANDA Enfermeira especialista em Gestão em Saúde, mestranda em Ciências da Saúde. Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins. .
  • Markus Winnicyus TELES Enfermeiro especialista em Saúde Pública. Docente da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. .
  • Leidiany Souza SILVA Enfermeira especialista em Saúde Pública. Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Kennedy – TO..
  • Andreia Siqueira MONTALVÃO 5 Assistente Social mestranda em Saúde Coletiva. Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins. .
  • Isabela Soares EULÁLIO Enfermeira especialista em Enfermagem do Trabalho com ênfase em Saúde Ocupacional. Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins.
  • Olga Maria Lopes da SILVA Assistente Social especialista em Saúde do Trabalhador. Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins. .

Resumo

O estudo objetivou analisar a percepção e atuação dos educadores nas ações de educação em saúde e a colaboração do enfermeiro na escola. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem quanti-qualitativa que elegeu como amostra 47 educadores de uma escola pública e uma particular do município de Paraíso do Tocantins, TO. Foi aplicado um questionário com questões objetivas e dissertativas nos meses de maio e junho de 2014, cujas respostas foram analisadas segundo a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Foi possível identificar que os educadores compreendem a educação em saúde como ferramenta para obtenção ou manutenção do estado de saúde, sendo caracterizada por incentivo de atividades físicas, alimentação saudável, prevenção de doenças, entre outros. A presença do enfermeiro na escola diante das ações de assistência e educação em saúde foi considerada importante. Conclui-se que a atuação desse profissional é vista como colaborador no processo de formação integral dos estudantes e de todos que compõem o ambiente escolar, proporcionando o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre saúde e qualidade de vida.

Biografia do Autor

Rogério Carvalho de Figueredo, Universidade Federal de Goiás - UFG
Mestre em Ciências da Saúde, pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família pela Faculdade ITOP (2013), graduado em Enfermagem pela Fundação UNIRG (2012). Enfermeiro lotado na Diretoria de Atenção Primária em Saúde, Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins.
Publicado
2016-06-02
Como Citar
Figueredo, R. C. de, MIRANDA, M. A. B., TELES, M. W., SILVA, L. S., MONTALVÃO, A. S., EULÁLIO, I. S., & SILVA, O. M. L. da. (2016). EDUCAÇÃO EM SAÚDE ESCOLAR E COLABORAÇÃO DO ENFERMEIRO: SOB A ÓTICA DOS EDUCADORES DA ESCOLA. REVISTA CEREUS, 8(1), 145 - 163. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1066
Seção
Artigos