ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE MICROGERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR INTEGRADA À REDE NA UFT CAMPUS GURUPI-TO

  • Julierme Siriano Silva Centro Universitário UnirG Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Alan Henrique Rios Ferreira Universidade Federal do Tocantins
  • Joel Carlos Zukowski Júnior Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O Brasil vem evoluindo no processo de implantação de energia solar fotovoltaica, mas o uso desta tecnologia ainda se encontra incipiente no país. A energia solar que, em primeiro momento, foi utilizada para atender comunidades isoladas na região amazônica, hoje se mostra como uma ótima alternativa para subsidiar a matriz enérgica brasileira que apresenta riscos de racionamento devido aos baixos níveis de água nos reservatórios das hidrelétricas. Deste modo, o governo e os órgãos reguladores estão adotando medidas para incentivar a geração de energia solar. Neste contexto, diante da necessidade de conter gastos e incentivar o crescimento de atividades sustentáveis na UFT realizou-se um estudo de viabilidade de microgeração de energia solar integrada à rede no Campus de Gurupi - TO. Que se mostrou viável economicamente e passível de ser instalado.

Biografia do Autor

Julierme Siriano Silva, Centro Universitário UnirG Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2014). Mestrando do Mestrado Profissional de Engenharia Ambiental da UFT.  Engenheiro Civil da Universidade Federal do Tocantins campus Gurupi - TO. Professor do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário UnirG.
Alan Henrique Rios Ferreira, Universidade Federal do Tocantins
Técnico em Eletromecânica pelo CEFET-MG e Engenheiro Eletricista pela UFU, possui experiencia profissional em estudos relacionados a energia elétrica e manutenção de sistemas elétricos (subestações e linhas de transmissão). Atualmente é engenheiro eletricista da Universidade Federal do Tocantins.
Joel Carlos Zukowski Júnior, Universidade Federal do Tocantins
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Ambiental da UFT
Publicado
2017-05-04
Como Citar
Silva, J. S., Ferreira, A. H. R., & Júnior, J. C. Z. (2017). ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE MICROGERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR INTEGRADA À REDE NA UFT CAMPUS GURUPI-TO. REVISTA CEREUS, 9(1), 88-105. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1399
Seção
Artigos