Análise de um sistema complexo baseado em egressos do Ensino de Física Stricto Sensu no Brasil entre 1972 e 2006

  • Jefferson Oliveira do Nascimento Programa de Modelagem Computacional - CIMATEC, Salvador/BA http://orcid.org/0000-0002-9323-8485
  • Hernane Borges de Barros Pereira Universidade Estadual da Bahia; CIMATEC/BA
  • Marcelo Albano Moret Universidade Estadual da Bahia; CIMATEC/BA

Resumo

A presente pesquisa traz resultados da atuação profissional de egressos do Ensino de Física no Brasil, no período de 1972-2006. O objetivo deste artigo é o de apresentarmos o método de construção de uma rede complexa de 2-modos/rede de afiliação tendo como base os autores de dissertações, teses de doutorado e de livre docência e os atuais locais de atuação profissional daqueles que se encontram na ativa profissional. Também utilizamos a teoria dos grafos e a teoria de redes sociais e complexas para o presente estudo. As arestas na rede são estabelecidas entre os autores de dissertações e teses e os locais de trabalhos deles. Das 891 referências Stricto Sensu da área de Ensino de Física, encontramos 580 Currículos Lattes com as referidas informações, ou seja, Físicos atuantes no marcado profissional. Constatamos que dos profissionais que se encontram na ativa, 72% deles estão atuando e distribuídos em Instituições de Ensino Superior Públicas, da inciativa privada ou instituições de ensino internacional. Cerca de 17% deles são professores na Educação Básica pública ou privada. Os demais, estão em Empresas privadas ou Estatais, Clínicas, Agência de Fomentos, Secretarias, Ministérios etc. Ao fim, pudemos perceber que a maioria dos profissionais estão trabalhando diretamente em instituições de ensino nos diferentes níveis da educação.

Biografia do Autor

Jefferson Oliveira do Nascimento, Programa de Modelagem Computacional - CIMATEC, Salvador/BA

Realizou Pós-Doutorado em Sistemas Complexos (com pesquisas em Cenários Epidemiológicos - cujo o foco foi a disseminação do Coronavírus no Brasil) no CIMATEC, em Salvador/BA. Doutor em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial, na linha de pesquisa de Sistemas Complexos, também pelo CIMATEC. Mestre em Ciências Exatas (PPGECE/Rio Grande do Sul), onde desenvolveu pesquisas em Física (Modelagem Computacional, Simulação Computacional e Psicologia Cognitiva). Pós-graduado em Ensino de Física, pela Universidade Federal do Pará (2006) e também em Desenvolvimento de Sistemas Utilizando Software Livre, pela Universidade da Amazônia. É graduado em Licenciatura Plena em Física, pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é pesquisador na área de Sistemas Complexos, Teoria dos Grafos, Teoria de Redes, Cenários Epidemiológicos e Ensino de Física. É Referee (árbitro) ad-hoc da SBF (Sociedade Brasileira de Física) na área de pesquisa em Ensino de Física, do Encontro Científico de Física Aplicada da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo); e da Revista de Periódicos Científicos Cereus. . Pertence ao Núcleo de Pesquisa Aplicada e Inovação (NPAI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e de Fenômenos de Transporte (Supercondutividade) e Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  É professor das disciplinas de Física Aplicada e Matemática na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Hernane Borges de Barros Pereira, Universidade Estadual da Bahia; CIMATEC/BA

Hernane Borges de Barros Pereira concluiu o doutorado em Engenharia Multimídia pela Universitat Politècnica de Catalunya em 2002. Atualmente é Professor Pleno do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia e Professor Associado do Centro Universitário SENAI ClMATEC. É docente do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. É consultor ad-hoc do Ministério da Educação. Dentro do âmbito da ciência e tecnologia da informação e inovação, trabalha com temas como: redes sociais e complexas, difusão do conhecimento, engenharia de software, interação homem-computador, etc. usando técnicas de modelagem computacional. (English: Hernane Borges de Barros Pereira completed his doctorate in Multimedia Engineering at the Universitat Politècnica de Catalunya in 2002. He is currently Full Professor at the Department of Education at the State University of Bahia and Associate Professor at the SENAI ClMATEC University Center. He lectures in the Graduate Program in Computational Modeling and Industrial Technology and, also, in the Graduate Program in Knowledge Diffusion. He serves as an ad-hoc consultant to the Brazilian Ministry of Education. Professor Pereira main interests in the fields of science, information technology and innovation lie in the areas of social and complex networks, diffusion of knowledge, software engineering and human computer interaction, through computer modeling techniques.)

Marcelo Albano Moret, Universidade Estadual da Bahia; CIMATEC/BA

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado - SENAI - Departamento Regional da Bahia, professor titular da Universidade do Estado da Bahia e membro do comitê multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: computação, protein folding, auto-similaridade, estatística de tsallis e generalized simulated annealing.

Publicado
2022-10-19
Como Citar
Nascimento, J. O. do, Hernane Borges de Barros Pereira, & Marcelo Albano Moret. (2022). Análise de um sistema complexo baseado em egressos do Ensino de Física Stricto Sensu no Brasil entre 1972 e 2006. REVISTA CEREUS, 14(3), 223-233. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3887
Seção
Artigos