Numerical Simulation of Flooding in Dam-break Cases

Resumo

A água é um recurso fundamental para o desenvolvimento da sociedade, atraindo as comunidades desde o início da civilização. Esta proximidade das civilizações dos recursos hídricos demandou estratégias para uma melhor gestão da água, como à construção de barragens, sujeitando os ecossistemas a problemas mais graves. Neste trabalho, as equações de águas rasas são resolvidas numericamente pelo método dos elementos finitos e o método das linhas ou direções características, no espaço e no tempo, respectivamente. O modelo é utilizado para simular casos de rompimento de barragem encontrados na literatura, em leito molhado sem obstáculos e com obstáculos sólidos. Os resultados obtidos estão em conformidade com as publicações, validando a metodologia adotada. Por fim, as simulações numéricas possibilitam conhecer a ocorrência do escoamento de rompimento de barragem, gerando informações acerca da ocorrência deste tipo de evento desastroso.

Biografia do Autor

Régis Sperotto de Quadros, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Matemática Aplicada pela Technische Universitaet Darmstadt. Professor do Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas.

Armando Miguel Awruch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor visitante do PPG em Modelagem Matemática da Universidade Federal de Pelotas.

Publicado
2022-04-08
Como Citar
Perin, R., Sperotto de Quadros, R., & Miguel Awruch, A. (2022). Numerical Simulation of Flooding in Dam-break Cases. REVISTA CEREUS, 14(1), 335-348. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3721
Seção
Artigos