Análise da Distribuição Espacial de Doenças Infectocontagiosas no Estado do Tocantins

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a distribuição geográfica de doenças infectocontagiosas em microrregiões do Tocantins. É um estudo epidemiológico retrospectivo, realizado a partir dos casos notificados e confirmados de doenças infecciosas de notificação compulsória obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Os dados levantados foram organizados e tratados utilizando estatística descritiva, utilizando-se o programa Microsoft Office Excel, versão 2019, para tabulação dos dados e análise descritiva. Dos 220 casos confirmados de coqueluche notificados no Tocantins, 52% do número de casos totais apresentam-se em Porto Nacional. A esquistossomose apresenta casos registrados nas microrregiões de Porto Nacional, Araguaína e Rio Formoso, com uma porcentagem aproximada de 52% dos casos em Porto Nacional. O número de casos de febre tifoide foi registrado apenas 3 casos na microrregião do Bico do Papagaio. Já a meningite obteve 466 casos notificados nas microrregiões em estudo no estado do Tocantins, com prevalência na microrregião de Araguaína com 382 casos. Assim, é de suma importância que se tenha um sistema de vigilância epidemiológica ativa e sensível para que haja monitoramento de forma contínua que permita ações efetivas para a diminuição do número de casos ou até mesmo a erradicação dessas doenças.

Biografia do Autor

Ada Letícia Gomes Pires da Fonseca, Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Acadêmica de Medicina, Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos.

Ihan Gustavo Oliveira Melo, Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos.

Acadêmico de Medicina, Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos.

José Fernando e Silva Pereira Franco, Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos.

Médico, Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos.

Laura Alves de Jesus, Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Acadêmica de Medicina, Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos.

Durval Nolasco das Neves Neto

Doutor em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal do Tocantins; Professor do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos.

Daiene Isabel da Silva Lopes

Médica Veterinária pela Universidade Federal do Tocantins; Professor do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos.

Publicado
2023-04-23
Como Citar
Ada Letícia Gomes Pires da Fonseca, Ihan Gustavo Oliveira Melo, José Fernando e Silva Pereira Franco, Laura Alves de Jesus, Durval Nolasco das Neves Neto, & Daiene Isabel da Silva Lopes. (2023). Análise da Distribuição Espacial de Doenças Infectocontagiosas no Estado do Tocantins. REVISTA CEREUS, 15(1), 2-14. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3967
Seção
Artigos