Sono e depressão em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise

Telma Suanne Rocha dos Santos, Anselmo Cordeiro de Souza, Mônica Karla Vojta Miranda, Marcio Siqueira, Cristina Zukowsky-Tavares, Elias Ferreira Porto

Resumo

Objetivo: Analisar o perfil de saúde relacionado à depressão e à qualidade de sono de pacientes com doença renal crônica em hemodiálise.

Materiais e métodos: Trata-se de investigação transversal de abordagem quantitativa. Todos os participantes responderam três questionários: questionário sociodemográfico e sobre fatores associados, criado pelos autores da pesquisa, Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh e Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão.

Resultados: Houve prevalência de adultos na meia-idade, com proporção levemente maior de indivíduos do sexo masculino, casados, que realizavam hemodiálise na enfermaria e recebiam Benefício de Prestação Continuada. Também foi mais frequentemente a qualidade do sono classificada como alterada. Na avaliação da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, 8,5% dos pacientes foram classificados com depressão, os quais em maior proporção tinham diabetes e hipertensão em relação aos demais com diferença significante.

Conclusão: Na amostra deste estudo houve impacto negativo na qualidade e na quantidade do sono, com limitações e frequente número de hospitalizações. Para ansiedade e depressão, houve diferença significante entre o grupo que autodeclarou que a doença impacta de forma global sua vida em relação àqueles que declararam não impactar.

Biografia do Autor

Telma Suanne Rocha dos Santos, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Assistente Social pelo Centro Universitário Luterana do Brasil - CEULS/ULBRA e Mestre em Promoção da Saúde pelo Universidade Adventista de São Paulo.  Atualmente Assistente Social do Hemocentro Regional de Santarém - HEMOPA.

Anselmo Cordeiro de Souza, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Mestrado Profissional em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Docente na Escola de Saúde no Centro Universitário Adventista do Nordeste (UNIAENE).

Mônica Karla Vojta Miranda, Universidade Estadual do Pará (UEPA)

Mestra em Promoção da Saúde junto ao Programa de Pós Graduação do Centro Adventista de São Paulo. Mestre em Gestão de Empresas/Saúde pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia, Enfermagem em Nefrologia pela Universidade Geraldo Di Biasi, Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública do Ceará e em Gestão de Empresas pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Marabá. Graduação em Enfermagem pela Faculdades Integradas do Tapajós. Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Marcio Siqueira, Faculdade Adventista da Bahia

Psicologo pela faculdade Adventista da Bahia.

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP (2008) e Pós Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP. Atua como Docente no Mestrado em Promoção da Saúde no Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Elias Ferreira Porto, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

ossui graduação em Fisioterapia pela Universidade Guarulhos, Engenharia Civil , especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Instituto do Coração - INCOR - USP e Mestrado em Reabilitação Pulmonar pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Doutor em Ciências da Saúde (Departamento de medicina translacional) - UNIFESP. Atua como Docente do Mestrado em Promoção da Saúde no Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP.

Publicado
2024-03-05