Rastreamento de intoxicações nas famílias de gestantes usuárias de álcool e outras drogas em uma região metropolitana do Paraná

Marcia Regina Jupi Guedes, Maycon Hoffmann Cheffer, Magda Lucia Felix de Oliveira, Gabrieli Patricio Rissi, Luana Patricia Weizemann, Ieda Harumi Higarashi

Resumo

A maior parte das intoxicações ocorre no domicílio e o comportamento preventivo familiar exige conhecimento dos riscos do ambiente e de medidas para evitá-los. Neste contexto, conhecer o histórico de intoxicações prévias na família a partir do relato da gestante usuárias de álcool e outras drogas, contribuir para definição do cuidado preventivo com a criança que irá nascer e proporcionar “pistas” para elaboração de processos educativos para famílias vulneráveis. O estudo teve como objetivo compreender os contextos de vulnerabilidade para a ocorrência de intoxicações em domicílios gestantes usuárias de álcool e outras drogas. Trata-se de um estudo quantitativo, seccional, do tipo transversal com análise retrospectiva de dados secundários, originários do projeto de pesquisa “Rastreamento do consumo de tabaco, álcool e outras drogas por gestantes e fatores associados em uma região metropolitana do Brasil”. Foi utilizado um instrumento semiestruturado com variáveis sociodemográficas das gestantes e da ocorrência de intoxicação familiar. Os dados receberam tratamento por estatística descritiva.

Compreender as substâncias tóxicas e suas consequências é essencial, embasando intervenções e educação preventiva, a qual começa na triagem médica e requer métodos de triagem precisos para tratamento adequado. Uma abordagem abrangente de conscientização, educação e regulamentação é fundamental para enfrentar os desafios das intoxicações por álcool e drogas.  

Biografia do Autor

Marcia Regina Jupi Guedes , Universidade Estadual de Maringá - UEM

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Enfermagem pela UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

Maycon Hoffmann Cheffer, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG)

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil. Mestre em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil. Bacharel e licenciatura em enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Docente Adjunto no Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG), Cascavel, Paraná, Brasil.

Magda Lucia Felix de Oliveira , Universidade Estadual de Maringá - UEM

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Gabrieli Patricio Rissi , Universidade Estadual de Maringá - UEM

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Enfermagem pela UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

Luana Patricia Weizemann, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG

Discente de Enfermagem no Centro Universitário Assis Gurgacz, Cascavel, Paraná, Brasil

Ieda Harumi Higarashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Enfermeira. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) da Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

Publicado
2024-03-05