Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: revelando vivências de acadêmicos de enfermagem pelo Photovoice

Daiane Ribeiro Lemes, Debora Cristina Martins, Diego Raone Ferreira

Resumo

Introdução: O distanciamento social adotado como estratégia para frear as infecções pelo coronavírus provocou mudanças radicais na dinâmica em vários setores da sociedade, sobretudo no campo da educação, à medida em que as aulas presenciais foram convertidas para o ensino remoto emergencial. Objetivo: Compreender o ensino remoto emergencial adotado no período de pandemia a partir das concepções de acadêmicos de um curso de enfermagem. Metodologia: Estudo participativo, descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido com acadêmicos de um curso de enfermagem com auxílio da técnica de recolha de dados Photovoice. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2021. Resultados: A amostra foi composta por 34 acadêmicos do curso do segundo, sexto e décimo período de um curso de enfermagem, sendo 29 do gênero feminino (85%) e cinco do masculino (15%), os quais foram divididos em grupos focais. Os participantes produziram 34 fotografias que deram origem a três categorias temáticas: a parte mais importante da enfermagem é a prática; contribuições do modelo remoto emergencial para o ensino de enfermagem; e dificuldades sentidas por discentes e docentes durante o ensino remoto emergencial. Considerações finais: O ensino remoto emergencial mostrou-se como um potencial recurso para continuidade do ensino em cenários de pandemia.

Publicado
2024-03-05