Análise do histórico obstétrico e acompanhamento do pré-natal da gestação atual em puérperas em uma maternidade do Tocantins

Antonio Matheus Santos Medrado, Carla Cristina Chaves de Oliveira, Camila Rodrigues de Melo Martins , Eliane Cristina Souza, Emmanuel Calisto da Costa Brito, Elayne Carolyne Torres Pereira, Leidiene Ferreira Santos , Danielle Rosa Evangelista .

Resumo

Introdução: A principal finalidade da atenção ao pré-natal e puerperal é acolher a mulher desde o início da gravidez, assegurando, no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal. Objetivo: caracterizar as puérperas quanto ao histórico obstétrico e acompanhamento pré-natal na gestação atual. Método: Estudo quantitativo de corte transversal. Realizado no Hospital e Maternidade Pública Dona Regina Siqueira Campos, Palmas - TO. A população foi composta por 239 puérperas. Resultados: Dentre os partos anteriores, 87 deles foram cesarianos e 61 foram normais. Em relação aos nascidos vivos, 132 puérperas responderam possuir outros filhos vivos, com média de 1,91 ± 1,46 nascidos vivos, dentre eles, 92,4% tinham de um a três filhos. Em relação ao perfil obstétrico atual encontrou-se que 11,8% tiveram seus recém-nascidos pré–termo e 88,2 % deles, a termo, sendo que, 53,1% entre as 37 a 39 semanas e 35,1% entre as 40 a 42 semanas. Cerca de 55% (132), não receberam nenhuma informação em relação ao parto durante todo o pré-natal. Conclusão: O presente estudo evidenciou-se a existência de fragilidades na atenção ao pré-natal, que apontam uma necessidade de aprimoramento ao cuidado na atenção às gestantes.

Biografia do Autor

Antonio Matheus Santos Medrado, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Tocantins

Carla Cristina Chaves de Oliveira

Enfermeira pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, mestra em Ciências da Saúde (UFT).     

Camila Rodrigues de Melo Martins

Enfermeira pela ITPAC Porto Nacional.

Eliane Cristina Souza

Biomédica, mestranda em Ciências da Saúde (UFT).  

Emmanuel Calisto da Costa Brito

Enfermeiro pela (UFP), mestre em Ciências da Saúde (UFT).

Elayne Carolyne Torres Pereira

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Leidiene Ferreira Santos , Universidade Federal do Tocantins

Enfermeira, doutora em Ciências da Saúde (UFG), docente  do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins.  

Danielle Rosa Evangelista , Universidade Federal do Tocantins

Enfermeira, doutora em Enfermagem pela (UFC), docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins.  

Publicado
2021-09-13