Geração de crédito de carbono a partir de resíduos sólidos em Sergipe

Resumo

O rápido crescimento populacional e a intensificação da industrialização são fatores responsáveis pelo consumo de novos produtos e aumento da geração de resíduos sólidos que, se não dispostos corretamente, podem intensificar problemas ambientais. Assim, o presente estudo objetivou estimar a geração de créditos de carbono por meio da disposição dos resíduos gerados no aterro sanitário do estado de Sergipe, considerando o aproveitamento energético ou simples queima do biogás. Para isso, utilizou-se a metodologia disposta pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para estimar a quantidade de metano (CH4) gerada de acordo com a quantidade de resíduo depositada no aterro. Como resultado, concluiu-se que a geração de crédito de carbono é maior para a simples queima do biogás em comparação com o aproveitamento energético. Ademais, os dois sistemas apresentam grandes benefícios ambientais, a exemplo da mitigação do efeito estufa, prejudicial à vida no planeta.

Biografia do Autor

Mathias de Jesus Almeida, UFS/Engenheiro Civil

Bacharel em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil. Universidade Federal de Sergipe

Taísa Andrade Barbosa, UFS/Doutoranda

Engenheira Civil. Mestrado em Engenharia Civil (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil- Universidade Federal de Sergipe). 

Publicado
2024-03-25
Como Citar
Coêlho Mendonça, L., de Jesus Almeida, M., & Andrade Barbosa, T. (2024). Geração de crédito de carbono a partir de resíduos sólidos em Sergipe. REVISTA CEREUS, 16(1), 91-107. Recuperado de http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4522
Seção
Artigos