Profile, Knowledge, Consumption and Consumer Preference in Relation to Cheeses, Minas Padrão Cheese and Probiotics

Abstract

Objetivou-se verificar o consumo e identificar os fatores que influenciam no conhecimento e consumo de queijos, de queijo Minas Padrão e de probióticos. As respostas de 531 participantes foram obtidas por meio de questionário via Google Formulário divulgado em redes sociais. Constatou-se que 99,4% dos participantes relataram consumir queijos, sendo o preço o principal limitante de consumo. Dos entrevistados, 98,3% conhecem o queijo Minas Padrão e 49% o consomem pelo menos de duas a quatro vezes na semana, sendo a relação de consumo, escolaridade e renda dos indivíduos positiva. Dos participantes 84,9% afirmaram conhecer probiótico e a escolaridade foi um fator determinante para esse conhecimento. A renda influenciou na intenção de pagar um valor acima de 15% no queijo probiótico em relação ao queijo tradicional. A criação da nuvem de palavras mostrou que o queijo Minas Padrão foi citado como preferido para estar disponível no mercado adicionado de probióticos. Dessa forma, a produção de alimentos que fortalecem o conceito de saudabilidade é reconhecidamente importante pelos consumidores de queijos. No entanto, o acesso a esses alimentos para uma maior parcela da população é um desafio para a indústria de laticínios.

Published
2023-10-29
How to Cite
Camila Horta Gaudereto Rodrigues, Juscinele Francisca Vieira Calsavara, Fabiana de Oliveira Martins, André Narvaes da Rocha Campos, Bruno Ricardo de Castro Leite Júnior, Aurélia Dornelas de Oliveira Martins, & Maurilio Lopes Martins. (2023). Profile, Knowledge, Consumption and Consumer Preference in Relation to Cheeses, Minas Padrão Cheese and Probiotics. REVISTA CEREUS, 15(3), 152-166. Retrieved from http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4292