Caracterização e Prevalência de Comorbidades Relacionadas aos Idosos em Instituições de Longa Permanência do Sudoeste Goiano
Resumo
O envelhecimento acelerado no Brasil amplia a demanda por atenção contínua, tornando as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPs) centrais no cuidado dessa população. Compreender o perfil dos residentes e o impacto das comorbidades sobre qualidade de vida e autonomia é essencial para garantir envelhecimento digno. Este trabalho examina o perfil clínico-funcional e a prevalência de comorbidades em idosos de duas ILPs do sudoeste goiano. Trata-se de um estudo observacional retrospectivo, com análise de prontuários e avaliação multidimensional com escalas padronizadas. Observou-se hipertensão arterial sistêmica como a condição mais prevalente, com elevada multimorbidade cardiometabólica, comprometimento cognitivo frequente, polifarmácia (com destaque para psicotrópicos) e riscos funcionais relevantes. À luz desses dados, recomenda-se cuidado interdisciplinar centrado na pessoa, revisão medicamentosa com desprescrição criteriosa, programas estruturados de exercício e reabilitação e rastreios cognitivo-funcionais seriados, com uso rotineiro de escalas padronizadas para qualificar o monitoramento e prevenir desfechos adversos nas ILPs.
Copyright (c) 2026 REVISTA CEREUS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.